19 3234 9317 ibicamp@ibicamp.com.br

BACHAREL LIVRE EM TEOLOGIA

O Curso Livre de Bacharel em Teologia Presencial do IBICAMP tem como objetivo à formação de líderes religiosos e também à formação de pessoas interessadas no saber teológico.

*Para o início deste curso é requerido a conclusão do curso de Nível Médio em Teologia (32 Matérias)
VER O CURSO MÉDIO PRESENCIAL

CONHEÇA O CURSO

O Curso Livre de Bacharel em Teologia Presencial do IBICAMP tem como objetivo principal o estudo da teologia cristã de tradição protestante, com um Currículo composto por 48 Matérias (32- Médio em Teologia+16- Fase Avançada) elaborado por uma equipe especializada, este empreendimento vem atender a uma grande parcela do Povo de Deus, que deseja aprimorar o seu conhecimento bíblico.

O Material utilizado neste curso foi produzido pela equipe redatorial do IBICAMP. Livros padronizados contendo 10 lições cada, divididas sistematicamente em textos. Cada texto com o seu objetivo e exercícios correspondentes que darão ao aluno a condição de absorver a matéria com bastante facilidade.

DÚVIDAS? (19) 3234-9317 / 2513-4526


INFORMAÇÕES DO CURSO

APOIO

O IBICAMP manterá um canal aberto para o aluno tirar as suas dúvidas.

FORMATURA

O aluno, ao concluir o seu curso, receberá o seu merecido Diploma do Curso Médio em Teologia (se apresentado Histórico Escolar do Ensino Médio ou Fundamental. Caso contrário receberá um Certificado).

REGULAMENTO

Criado com a missão de fornecer a Instrução Teológica ao Povo Evangélico de Campinas e Região, o IBICAMP abriga alunos em plena comunhão com suas respectivas igrejas que tenham não apenas a visão ministerial, mas crescer na graça e no conhecimento; ser sal da terra e luz do mundo.

Com este objetivo em mente o testemunho é de infinito valor, razão pela qual algumas normas devem ser observadas:

01 - Para se matricular no IBICAMP, o candidato deve estar em plena comunhão com a sua igreja e ter idade mínima de 16 anos.

02 - Estar de acordo com as normas estabelecidas pelo Instituto.

03 - Sendo um Instituto que atende diversas denominações evangélicas, o ponto de vista doutrinário de cada uma deve ser respeitado.

04 - Não é permitido o proselitismo denominacional.

05 - Trajes modestos e decentes.

06 - Zelar pelo patrimônio.

07 - A falta de respeito aos professores, implicará em suspensão ou cancelamento da matrícula, dependendo da gravidade do caso.

08 - Cumprir a carga horária de mínima de 75% estabelecida para cada matéria.

09 - A nota mínima exigida para cada matéria do Curso Médio e Bacharel é 7,0 (sete).

10 - O aluno que deixar de fazer a prova no dia determinado, terá a oportunidade de fazê-la na aula seguinte, após esta data apresentar atestado médico ou a taxa de pagamento estipulada.

11 - O aluno reprovado em uma matéria fará a recuperação paralela mediante ao pagamento da taxa referida.

12 - O aluno estará apto a receber o Diploma do Curso Médio em Teologia após ter concluído as 32 (trinta e duas) matérias do Currículo.

13 - O aluno terá direito a recuperar até 25% do currículo do curso que estiver fazendo, através de Recuperação Acadêmica ou aguardar a rotatividade do curso.

14 - Os casos omissos neste regulamento, serão tratados pela Diretoria do Instituto.

GRADE CURRICULAR

1 - Teologia do Antigo Testamento 9 – Teologia dos Dons
2 - Religiões Mundiais 10 – Teologia Sistemática II
3 - Exegese Bíblica 11 – Mensagem dos Profetas
4 – Teologia do Novo Testamento 12 – Introdução à Filosofia
5 – Pregação Expositiva 13 – Aconselhamento Pastoral I
6 - Liderança Cristã 14 - Aconselhamento Pastoral II
7 – História Contemporânea de Israel 15 – Teologia de Missões
8 – Arqueologia Bíblica 16 – Introdução ao Grego

1 - Teologia do Antigo Testamento

Teologia do Antigo Testamento é uma matéria que aborda com profundidade a reflexão sobre o pensamento teológico inserido no contexto histórico, social e religioso de Israel, e uma análise sobre a revelação de Deus no Antigo Testamento.
Esta disciplina apresenta também aspectos teológicos como a cognoscibilidade de Deus, formas de linguagens, concepções teológicas e científicas sobre a origem do universo e metodologias de pesquisas nas quais estão firmadas as teorias da terra antiga.
O aluno tem uma ampla reflexão sobre o evolucionismo darwinista e teísta, recebendo subsídios teológicos para firmar suas convicções cristãs e compartilhar sua fé.

Conteúdo:

1- DEFINIÇÃO DE TEOLOGIA
2- A NATUREZA DA TEOLOGIA
3- O ESTUDO DOUTRINÁRIO E TEOLÓGICO
4- PONTOS DE PARTIDA
5- A IMPORTÂNCIA DO ANTIGO TESTAMENTO
6- A COGNOSCIBILIDADE DE DEUS
7- O DEUS CRIADOR E SUA CRIAÇÃO
8- EVOLUCIONISMO DARWINISTA
9- AS TEORIAS DA TERRA ANTIGA
10- A QUEDA DO HOMEM

Voltar ao topo >>


2- Religiões Mundiais

Religiões Mundiais é um livro que procura fazer uma síntese das principais religiões existentes no mundo e apresenta uma introdução mostrando a óptica das ciências humanas em relação à religião: Filosofia, Antropologia, Psicologia e Sociologia. Esta matéria tem por objetivo fazer uma análise sintética sobre as principais religiões da Índia e Ásia Oriental: Hinduísmo, Budismo, Sikhismo, Confucionismo, Xintoísmo e Taoísmo, e também, das religiões do Oriente Médio: Islamismo, Judaísmo e Cristianismo.
São abordados diversos temas sobre cada religião, sua origem, seu fundador, suas crenças e seus costumes. No final do estudo de cada religião, será realizada uma análise comparativa, mostrando os aspectos positivos e negativos, na óptica do Cristianismo.

Conteúdo:

1- ANIMISMO
2- HINDUISMO
3- BUDISMO
4- SIKHISMO
5- CONFUCIONISMO
6- TAOÍSMO
7- XINTOÍSMO
8- ISLAMISMO
9- JUDAÍSMO
10- CRISTIANISMO

Voltar ao topo >>


3- Exegese Bíblica

Exegese é um termo que vem do grego: “exegeomai, Exegesis”. O sentido é retirar, extrair, externar ou expor. Essa matéria tem por objetivo fornecer ao estudante uma estrutura básica para interpretar o texto bíblico, no seu sentido mais próximo do escrito original.
Exegese Bíblica proporcionará ao estudante fazer uma análise gramatical, Léxico-sintática, consultar a Bíblia nos textos originais, bem como comparar as traduções em nossa língua e poder fazer opção sobre qual tradução ficou melhor, dentro do contexto cultural, literário e gramatical.
Essa matéria é indispensável a todos que querem estudar e ministrar a Palavra de Deus com maior conhecimento e profundidade.

Conteúdo:

1- A EXEGESE E SEUS SIGNIFICADOS
2- ANÁLISE GRAMATICAL
3- ANÁLISE LEXICAL
4- A EXEGESE E AS FALÁCIAS
5- ANÁLISE CONTEXTUAL
6- ANÁLISE TEXTUAL
7- ANÁLISE TEOLÓGICA
8- A FUNÇÃO DO ANTIGO TESTAMENTO
9- ANÁLISE DO GÊNERO LITERÁRIO
10- A ANÁLISE RETÓRICA E A EXEGESE

Voltar ao topo >>


4- Teologia do Novo Testamento

Teologia do Novo Testamento estuda o Novo Testamento na óptica histórico-cultural e teológica. O livro faz uma análise da história da teologia: do século I, Patrística passando pela Reforma até a nascente do Liberalismo teológico da Era Moderna. O aluno vai estudar os escritos do apóstolo Paulo como elo entre a transposição do Judaísmo para o Cristianismo, que, com maestria, usa o conhecimento das três culturas em que Cristo ministrou: “Hebraica, Grega e Romana”.
Historiadores o chamam de “O teólogo de três mundos”. Teologia do Novo Testamento não é uma disciplina que pretende esgotar as complexidades dos temas abordados, mas, sim, trazer ao estudante uma visão mais ampliada dos conceitos nos quais os escritores escreveram os textos sagrados.

Conteúdo:

1- SÍNTESE HISTÓRICA (Parte 1)
2- SÍNTESE HISTÓRICA (Parte 2)
3- EVANGELHO SEGUNDO MARCOS
4- EVANGELHO SEGUNDO MATEUS
5- EVANGELHO SEGUNDO LUCAS E ATOS
6- EVANGELHO SEGUNDO JOÃO
7- AS CARTAS DE PAULO
8- A ANTROPOLOGIA NAS CARTAS DE PAULO
9- A HAMARTIOLOGIA NAS CARTAS DE PAULO
10- A SOTERIOLOGIA NAS CARTAS DE PAULO

Voltar ao topo >>


5- Liderança Cristã

Liderança é um dos temas mais escritos na modernidade. É imprescindível no ministério cristão, afinal, trabalhar com as diversidades de pessoas na igreja requer habilidade daquele que já tem a vocação. Esse livro apresenta diversos modelos de liderança, extraindo o que há de positivo em cada sistema e contrastando com o modelo supremo que é a liderança de Cristo. Essa matéria apresenta ao líder a instrumentalização através dos princípios cristãos, para que obtenha êxito no seu ministério.
O líder terá orientação de como desenvolver o seu ministério, administrando diversas áreas da sua vida, definindo prioridades, estabelecendo alvos e lidando com os valores éticos e morais. O propósito é ajudar o líder a exercer um ministério provado e aprovado por Deus!

Conteúdo:

1- LIDERANÇA EFICAZ
2- CHAMADO À LIDERANÇA
3- QUALIDADES DA LIDERANÇA
4- ESTRATÉGIA E ALVOS
5- ESTRATÉGIA E ALVOS (cont.)
6- O LÍDER E AS FINANÇAS
7- O LÍDER E A MINISTRAÇÃO DA PALAVRA
8- PERIGOS DA LIDERANÇA CRISTÃ
9- GESTÃO DE CONFLITOS
10- O LÍDER E AS CRISES

Voltar ao topo >>


6- Pregação Bíblica

A Pregação Bíblica pode ser considerada uma arte, pela beleza que apresenta quando bem elaborada, ao mesmo tempo em que pode ser considerada uma ciência, pois exige o conhecimento de princípios que não podem ser ignorados. O método apresentado é progressivo, iniciando desde o texto, passando pelo assunto, tema, introdução, continuando nas divisões e subdivisões, chegando até a conclusão e ao apelo do sermão.
O alvo é ajudar o pregador a fixar-se num só tema, desde o começo, elucidando as divisões do sermão e dando coerência até a conclusão. Exemplos ilustrativos irão ajudar o aluno a tornar melhor seu desempenho na pregação.

Conteúdo:

1- O VALOR DA EXPOSIÇÃO
2- AUTORIDADE DA BÍBLIA E A PREGAÇÃO
3- HERMENÊUTICA BÍBLICA
4- EXEGESE BÍBLICA
5- ANÁLISE DO TEXTO BÍBLICO
6- A EXPOSIÇÃO BÍBLICA
7- COMPONENTES DA PREGAÇÃO
8- A ESTRUTURA DO SERMÃO
9- APRESENTAÇÃO DO SERMÃO
10- DICAS IMPORTANTES

Voltar ao topo >>


7- História Contemporânea de Israel

A História Contemporânea de Israel pode ser estudada de uma forma retrospectiva. Nessa abordagem, os fatos ocorridos com Israel servem como ilustração pedagógica para a vida no que diz respeito aos erros e acertos de um povo comprometido com sua fé em Deus.
Do ponto de vista escatológico, existem promessas feitas pelo Senhor a Israel que ainda não foram cumpridas. Quando observamos que o ambiente para o cumprimento das promessas está sendo preparado, podemos ver a proximidade do fim dos tempos.
É nessa perspectiva que abordamos aqui a História de Israel: Olhando para os últimos acontecimentos, como o relógio de Deus no calendário das profecias.

Conteúdo:

1- O MOVIMENTO SIONISTA
2- ANTISSEMITISMO
3- O HOLOCAUSTO
4- A MENTE NAZISTA
5- O SOFRIMENTO DOS JUDEUS
6- O NOVO ESTADO DE ISRAEL
7- GUERRAS APÓS O NOVO ESTADO DE ISRAEL
8- GUERRAS APÓS O NOVO ESTADO DE ISRAEL (cont.)
9- OUTRAS GUERRAS
10- ISRAEL E MOVIMENTOS ÁRABES PALESTINOS

Voltar ao topo >>


8- Arqueologia

A Arqueologia é a ciência que investiga o homem e está voltada a descobrir, pesquisar e reconstruir culturas e civilizações desaparecidas, através de remanescentes de uma área de ocupação humana. Aborda temas desde os primórdios da Arqueologia mostrando sua importância, cultura, pesquisas e escavações em sítios arqueológicos.
O objetivo é proporcional ao aluno conhecimento sobre os diversos processos de datação, fazendo uma correlação entre a Arqueologia e a Bíblia ao longo da história.
E, também, sobre as condições geológicas da Terra Santa, e uma síntese sobre todos os períodos arqueológicos, da pré- história ao Novo Testamento, oferecendo ao estudante condições para ampliar o conhecimento sobre a credibilidade dos registros das Escrituras.

Conteúdo:

1- PRIMÓRDIOS DA ARQUEOLOGIA
2- A IMPORTÂNCIA DA ARQUEOLOGIA
3- DATAÇÃO
4- A ARQUEOLOGIA E A BÍBLIA
5- GEOGRAFIA DA TERRA SANTA
6- PERÍODOS ARQUEOLÓGICOS
7- POVOS E NAÇÕES DO MUNDO ANTIGO
8- POVOS E NAÇÕES DO MUNDO ANTIGO (cont.)
9- ANÁLISE DE UMA INSCRIÇÃO
10- ARQUEOLOGIA – ANTIGO E NOVO TESTAMENTO

Voltar ao topo >>


9- Teologia dos Dons

A Teologia dos Dons é uma disciplina que há muito ganhou importância nos círculos teológicos. A pessoa do Espírito Santo, ao longo da história, tem sido alvo de diversas interpretações. Este livro se propõe a fazer uma análise histórica, mostrando sua atuação desde o Antigo Testamento, passando pelo período apostólico, o Pentecostalismo, a Reforma Protestante e o período pós-Reforma, culminando nos dias atuais. São abordadas as duas correntes de interpretação: a Cessassionista e a Continuidade dos Dons, as quais apresentam ampla base teológica e histórica associada aos argumentos de cada teoria. Esta matéria estuda os Dons do Espírito Santo em duas dimensões: os Dons Ministeriais relacionados à liderança e os Dons Espirituais distribuídos a todo o corpo de Cristo na Terra, que é a Sua Igreja.

Conteúdo:

1 - INTRODUÇÃO À TEOLOGIA DOS DONS
2 - OS DONS NO A. T. ATÉ  A  PÓS -REFORMA
3 - OS DONS NO MOVIMENTO PENTECOSTAL
4 - OS  DONS :  UMA  TEOLOGIA  CONTEMPORÂNEA
5 - OS DONS MINISTERIAIS
6 - OS DONS  MINISTERIAIS (cont.)
7 - OS DONS MINISTERIAIS A SERVIÇO DA LIDERANÇA
8 - OS DONS  ESPIRITUAIS I
9 - DONS ESPIRITUAIS II
10 - OS DONS  ESPIRITUAIS III

Voltar ao topo >>


10- Teologia Sistemática II   

A presente matéria procura mostrar a sistematização das principais doutrinas da fé cristã. A teologia foi elaborada num contexto histórico se preocupando, principalmente, em transmitir a mensagem divina.
Desde os Pais da Igreja, os teólogos, no afã de facilitar sua compreensão, elaboraram as doutrinas em resposta a esta necessidade específica. Para entender a razão e a importância da doutrina da eleição e predestinação, bem como a do livre-arbítrio, faz-se necessário refletir sobre os problemas doutrinários que esses teólogos vivenciaram.
Esta matéria reflete os pressupostos que estão por trás da reflexão dos autores, mostrando a relação entre a doutrina elaborada e as razões pelas quais elas foram sistematizadas.
Deus, Cristo, igreja, anjos, homem, pecado, salvação e escatologia são as doutrinas aqui estudadas, tendo em vista o conteúdo e as divergentes interpretações surgidas ao longo da História, até os dias atuais.

Conteúdo:

1 - COSMOVISÃO
2 - DEUS - SUA PESSOA E SEUS ATRIBUTOS
3 - A SOBERANIA DIVINA E A LIBERDADE HUMANA
4 - A DOUTRINA DA PESSOA DE CRISTO
5 - PNEUMATOLOGIA
6 - ANGELOLOGIA E ANTROPOLOGIA
7 - HAMARTIOLOGIA
8 - HAMARTIOLOGIA (cont)
9 - ECLESIOLOGIA
10 - ESCATOLOGIA

Voltar ao topo >>


11- Tema dos Profetas

A falta de conhecimento do contexto histórico e cultural da época dos Profetas é a razão principal da dificuldade que muitos têm em compreender as suas mensagens, pois os profetas falavam ao povo sobre a crise reinante em seus dias, a qual era proveniente de suas ações pecaminosas; alertavam-no sobre o juízo que lhe sobreviria se não se arrependesse; além de receberem de Deus orientações relativas ao futuro deste povo na face da Terra por ser a Nação Eleita.
O Tema dos Profetas aponta para o libertador que trará um Reino de Paz na pessoa de Jesus de Nazaré, que se estenderá sobre toda a raça humana. Seus ensinos, contextualizados, têm trazido benefício a todo amante das Escrituras Sagradas.

Conteúdo:

1 - PROFETA, PROFECIA E CHAMADO
2 - O SOFRIMENTO DOS PROFETAS
3 - CONTEXTO DOS PROFETAS
4 - A SITUAÇÃO ESPIRITUAL DE ISRAEL
5 - OS PARÊNTESES PROFÉTICOS
6 - IDOLATRIA E PROFECIA
7 - AS PROFECIAS E CRISTO
8 - O PROFETA E OS FALSOS PROFETAS
9 - A ESPERANÇA FUTURA
10 - TEMAS DIVERSOS

Voltar ao topo >>


12- Introdução à Filosofia

Qual a importância da Filosofia Cristã para o estudante da Bíblia? Uma das respostas plausíveis é que nenhum sistema de crença teve sua origem no vácuo, decorrente de todo um processo desencadeado no transcurso da história.
A partir desta premissa, abordamos nesta disciplina o contexto histórico e filosófico para situar os grandes pensadores do Cristianismo. Assim podemos dimensionar o nível do pensamento filosófico secular e sua posição na Filosofia Cristã. Também, busca tornar-se um elemento introdutório, de forma a despertar no estudante o desejo de fazer uma interação entre a filosofia e a teologia

Conteúdo:

1 - FILOSOFIA CRISTÃ
2 - A FILOSOFIA GREGA EM SEUS PRIMÓRDIOS
3 - PATRÍSTICA - SANTO AGOSTINHO
4 - PATRÍSTICA - BOÉCIO
5 - FILOSOFIA NA IDADE MÉDIA
6 - REFORMA PROTESTANTE
7 - FILOSOFIA MODERNA
8 - NOVOS PENSADORES
9 - TEOLOGIA NO SÉCULO XX
10 - BULTMANN E A TEOLOGIA DO PROCESSO

Voltar ao topo >>


13- Aconselhamento Pastoral I

Aconselhamento Pastoral foi especialmente escrito para auxiliar aqueles que atuam na área de aconselhamento bíblico. Trata-se de um manual prático, que procura apresentar modelos e instruções que atendam às necessidades dos aconselhados e sirvam para orientar o ministério do conselheiro. Sensível aos problemas complexos e às dificuldades com as quais o conselheiro se defronta, insiste que a Bíblia é a melhor e mais confiável fonte para a prática do aconselhamento.

Voltar ao topo >>


14- Aconselhamento Pastoral II

Aconselhamento Pastoral foi especialmente escrito para auxiliar aqueles que atuam na área de aconselhamento bíblico. Trata-se de um manual prático, que procura apresentar modelos e instruções que atendam às necessidades dos aconselhados e sirvam para orientar o ministério do conselheiro. Sensível aos problemas complexos e às dificuldades com as quais o conselheiro se defronta, insiste que a Bíblia é a melhor e mais confiável fonte para a prática do aconselhamento.

Voltar ao topo >>


15- Teologia de Missões

Teologia de Missões é essencial para todo estudante de teologia. Esta matéria apresenta os princípios bíblicos e teológicos da missão como a origem da teologia. Aborda de forma sintética, desde o Antigo Testamento e sua trajetória, passando pelos Evangelhos e o livro de Atos, analisando a missão sob a ótica de Mateus e Lucas, e também na teologia do apóstolo Paulo. Teologia de Missões propõe uma reflexão histórica e contextual dos paradigmas missionários da era apostólica, passando pelo movimento iluminista e pela modernidade, fazendo uma crítica sobre o pensamento dominante à época e seus efeitos sobre a forma de a igreja se relacionar com a missão, além de apresentar um modelo de missão relevante para a contemporaneidade - uma forma de pensar flexível, holística e, acima de tudo, contextualizada.

Conteúdo:

1 - INTRODUÇÃO À TEOLOGIA DE MISSÕES
2 -A MISSÃO COMO GÊNESE DA TEOLOGIA
3 - MISSÃO: EVANGELHOS E ATOS
4 - MISSÃO NAS CARTAS DO APÓSTOLO PAULO
5 - PAULO E A MENSAGEM APOCALÍPTICA
6 - MODELOS MISSIONÁRIOS: DA ERA APOSTÓLICA À REFORMA PROTESTANTE
7 - MODELOS MISSIONÁRIOS: DA PÓS-REFORMA AO FIM DO ILUMINISMO
8 - MODELOS MISSIONÁRIOS: PÓS-ILUMINISMO
9 - NOVO PARADIGMA DA MISSÃO
10 - UMA MISSIOLOGIA RELEVANTE

Voltar ao topo >>


16- Introdução ao Grego

Introdução ao Grego, como o próprio nome mostra, é uma matéria que propõe levar o estudante a se familiarizar com o idioma grego bíblico, conhecido como Koiné, que significa comum. O objetivo é dar ao aluno condições de ler os escritos bíblicos em sua língua original, isso porque o conhecimento básico da língua grega facilita ao aluno a ter condições de fazer uma hermenêutica mais profunda, abordando os princípios básicos na exegese bíblica. Essa matéria apresenta uma diversidade de exercícios com o alvo de ajudar o aluno a praticar tradução, além de uma variedade de exercícios apresentados que contribuirão para o aluno pôr em prática o aprendizado durante as aulas. Introdução ao grego facilitará o aprendizado e dará ao aluno melhores condições de crescimento na reflexão bíblica.

Conteúdo:

1 - A IMPORTÂNCIA DO GREGO
2 - O ALFABETO GREGO E SINAIS
3 - TRABALHANDO TEXTOS BÍBLICOS
4 - VERBOS (1ª PARTE)
5 - SUBSTANTIVOS E PRONOMES
6 - SUBSTANTIVOS MASCULINOS E FEMININOS
7 - SUBSTANTIVOS FEMININOS
8 - SUBSTANTIVOS NEUTROS
9 - VERBOS (2ª PARTE)
10 - O GREGO E OS TERMOS GRAMATICAIS

INÍCIO DA PÁGINA