19 3234 9317 ibicamp@ibicamp.com.br

Ano ímpar

Matérias Março

BIBLIOLOGIA – MD

Bibliologia é a ciência da história e composição dos livros bíblicos. Essa matéria é de grande importância para que o aluno tenha oportunidade de conhecer o contexto histórico em que foram escritos os livros e todo o processo que culminou na seleção e composição dos livros sagrados.
O objetivo desta matéria é analisar doutrinas como: as diversas teorias da inspiração e os argumentos que comprovam a inspiração dos escritos bíblicos. O aluno terá condições de entender como se deu o processo de formação do Cânon do Antigo e do Novo Testamento, além de se tornar apto para fazer uma análise sobre os livros apócrifos e os diversos manuscritos, bem como uma síntese sobre as traduções e a história da Bíblia na língua portuguesa.

Conteúdo:

1 – A BÍBLIA E SUA ESTRUTURA
2 – INSPIRAÇÃO BÍBLICA
3 – AUTORIDADE E INERRÂNCIA BÍBLICA
4 – FORMAÇÃO DO CÂNON -1ª Parte (Antigo Testamento)
5 – FORMAÇÃO DO CÂNON- 2ª Parte (Novo Testamento)
6 – MANUSCRITOS DO NOVO TESTAMENTO
7 – MANUSCRITOS DO ANTIGO TESTAMENTO
8 – TRADUÇÕES ANTIGAS DA BÍBLIA
9 – HISTÓRIA DA BÍBLIA NA LÍNGUA PORTUGUESA
10 – LIVROS APÓCRIFOS

CRISTOLOGIA – MD

O que estuda a Cristologia? O próprio nome já identifica como sendo estudar a respeito da pessoa de Cristo, Sua natureza e divindade, e responder a questões relacionadas à natureza divino-humana em Sua pessoa.
Esta matéria procura levar ao aluno um conhecimento amplo sobre a vida de Cristo no contexto político, social e religioso de Sua época. Ao concluí-la, o aluno terá condições de fazer uma análise sobre as profecias do Antigo Testamento que apontavam para Cristo como o Messias, assim como os ofícios por Ele exercidos presentes no Novo Testamento.
A disciplina apresenta ainda uma reflexão sobre as doutrinas da encarnação, nascimento, vida, ministério, humilhação, morte, ressurreição e glorificação de Cristo Jesus.

Conteúdo:

1 – O QUE ESTUDA A CRISTOLOGIA?
2 – A NATUREZA DE CRISTO – SUA DIVINDADE
3 – A NATUREZA DE CRISTO – SUA DIVINDADE (cont.)
4 – CRISTO E SUA RELAÇÃO COM A FILIAÇÃO PECULIAR
5 – A NATUREZA DE CRISTO – SUA HUMANIDADE
6 – OS OFÍCIOS DE CRISTO
7 – O CRISTO HUMILHADO
8 – EXPIAÇÃO REALIZADA POR CRISTO
9 – TEORIAS SOBRE A EXPIAÇÃO
10 – O CRISTO EXALTADO

TEOLOGIA DO ANTIGO TESTAMENTO – BC

Teologia do Antigo Testamento é uma matéria que aborda com profundidade a reflexão sobre o pensamento teológico inserido no contexto histórico, social e religioso de Israel, e uma análise sobre a revelação de Deus no Antigo Testamento.
Esta disciplina apresenta também aspectos teológicos como a cognoscibilidade de Deus, formas de linguagens, concepções teológicas e científicas sobre a origem do universo e metodologias de pesquisas nas quais estão firmadas as teorias da terra antiga.
O aluno tem uma ampla reflexão sobre o evolucionismo darwinista e teísta, recebendo subsídios teológicos para firmar suas convicções cristãs e compartilhar sua fé.

Conteúdo:

1- DEFINIÇÃO DE TEOLOGIA
2- A NATUREZA DA TEOLOGIA
3- O ESTUDO DOUTRINÁRIO E TEOLÓGICO
4- PONTOS DE PARTIDA
5- A IMPORTÂNCIA DO ANTIGO TESTAMENTO
6- A COGNOSCIBILIDADE DE DEUS
7- O DEUS CRIADOR E SUA CRIAÇÃO
8- EVOLUCIONISMO DARWINISTA
9- AS TEORIAS DA TERRA ANTIGA
10- A QUEDA DO HOMEM

Matérias Abril

O LIVRO DE ATOS – MD

O livro de Atos é um dos livros mais importante para a história da Igreja. Um livro denominado por historiadores da Igreja como “Atos do Espírito Santo”. O aluno vai estudar a importância deste livro e a história que antecede os momentos em que se origina a Igreja.
A nascente da Igreja primitiva em Jerusalém, o início da perseguição aos cristãos, a conversão do apóstolo Paulo, a saída da Igreja de Jerusalém, a chegada do evangelho aos gentios, as três viagens missionárias do apóstolo Paulo e os conflitos enfrentados por ele em sua missão, são temas abordados neste livro.
Esta matéria tem por objetivo oferecer um panorama geral da Igreja, desde os momentos que antecedem sua origem, suas dificuldades no tocante à expansão e os problemas internos, até a prisão do apóstolo Paulo em Roma.

Conteúdo:

1 – FORMAÇÃO DO LIVRO DE ATOS
2 – A IGREJA ANTES DA PROMESSA
3 – A IGREJA RECEBENDO A PROMESSA
4 – A IGREJA EM JERUSALÉM
5 – INÍCIO DA PERSEGUIÇÃO
6 – A IGREJA SAI DE JERUSALÉM
7 – O EVANGELHO CHEGA AOS GENTIOS
8 – A PRIMEIRA VIAGEM MISSIONÁRIA DE PAULO
9 – A SEGUNDA VIAGEM MISSIONÁRIA DE PAULO
10 – A TERCEIRA VIAGEM MISSIONÁRIA DE PAULO

ÉTICA CRISTÃ – MD

O livro de Ética Cristã trata dos princípios cristãos em relação à igreja e à sociedade e estuda a ética no Antigo e Novo Testamento, bem como as Filosofias que se opõem à Ética Cristã. São abordados os princípios que regem a Ética Cristã diante de temas como: aborto, eutanásia, suicídio, pena de morte, política, planejamento familiar, além das relações do cristão com os irmãos de fé e com a liderança. Esta matéria tem por objetivo levar o aluno à reflexão sobre os princípios da Ética Cristã e sua relevância como agente transformador da sociedade.
O aluno terá subsídios biblioteológicos para dialogar e mostrar as bases das suas convicções pautadas no Evangelho de Cristo.

Conteúdo:

1 – A UNIVERSALIDADE DA ÉTICA
2 – O PADRÃO ÉTICO
3 – PRINCÍPIOS QUE REGEM A ÉTICA CRISTÃ
4 – ABORTO
5 – O PLANEJAMENTO FAMILIAR
6 – EUTANÁSIA, SUICÍDIO E PENA CAPITAL
7 – O CRISTÃO E A POLÍTICA
8 – A ÉTICA NA IGREJA
9 – INVEJA, COBIÇA E CARÁTER
10 – OBREIROS E LIDERANÇA

RELIGIÕES MUNDIAIS – BC

Religiões Mundiais é um livro que procura fazer uma síntese das principais religiões existentes no mundo e apresenta uma introdução mostrando a óptica das ciências humanas em relação à religião: Filosofia, Antropologia, Psicologia e Sociologia. Esta matéria tem por objetivo fazer uma análise sintética sobre as principais religiões da Índia e Ásia Oriental: Hinduísmo, Budismo, Sikhismo, Confucionismo, Xintoísmo e Taoísmo, e também, das religiões do Oriente Médio: Islamismo, Judaísmo e Cristianismo.
São abordados diversos temas sobre cada religião, sua origem, seu fundador, suas crenças e seus costumes. No final do estudo de cada religião, será realizada uma análise comparativa, mostrando os aspectos positivos e negativos, na óptica do Cristianismo.

Conteúdo:

1- ANIMISMO
2- HINDUISMO
3- BUDISMO
4- SIKHISMO
5- CONFUCIONISMO
6- TAOÍSMO
7- XINTOÍSMO
8- ISLAMISMO
9- JUDAÍSMO
10- CRISTIANISMO

Matérias Maio

GEOGRAFIA BÍBLICA – MD

A geografia é um termo que vem do grego “geo=terra” e “grafia=descrição, tratado, estudo”. É a ciência que estuda a Terra na sua forma, acidentes físicos, clima, populações e as divisões políticas. Essa matéria tem por objetivo auxiliar o estudante a conhecer melhor os textos bíblicos, através de esclarecimentos quanto aos grupos humanos e suas características: físicas, recursos econômicos e as transformações políticas das diversas regiões mencionadas na Bíblia.
O estudante terá possibilidade de localizar e situar os relatos bíblicos que ocorreram, auxiliando-o na reconstrução dos eventos. E, também, fornecer ao aluno um melhor conhecimento do mundo bíblico geográfico.

Conteúdo:

1 – A IMPORTÂNCIA DA GEOGRAFIA BÍBLICA
2 – GEOGRAFIA DO MUNDO BÍBLICO
3 – GEOGRAFIA DO MUNDO BÍBLICO (Cont.)
4 – CIDADES IMPORTANTES DO MUNDO BÍBLICO
5 – GEOGRAFIA FÍSICA DA PALESTINA
6 – GEOGRAFIA ECONÔMICA  DA  PALESTINA
7 – A PALESTINA POLÍTICA
8 – CIDADES IMPORTANTES DOS EVANGELHOS
9 – VIAGENS MISSIONÁRIAS DO APÓSTOLO PAULO
10 – SÍNTESE HISTÓRICA E DIFICULDADES GEOGRÁFICAS

PENTATEUCO – MD

Pentateuco é um termo composto de Penta “Cinco” e Teúchos “Livro, rol”. Os judeus chamam este grupo de livros de Torah. Pentateuco é uma classificação teológica para o grupo dos cinco primeiros livros do Antigo Testamento: Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio.
Essa matéria irá abordar desde a narrativa sobre a origem do universo e a criação de todas as coisas, a queda e a promessa de redenção, a libertação do Egito e a peregrinação e adoração pelo deserto culminando com o retrospecto da lei no livro de Deuteronômio.
O estudante terá condições de conhecer a história da nação judaica, sua organização social, política e religiosa. Essa matéria narra a trajetória de um povo e sua fé, além de proporcionar ao estudante um melhor conhecimento sobre a nascente da fé cristã.

Conteúdo:

1 – DEFININDO PENTATEUCO
2 – GÊNESIS – AS ORIGENS
3 – GÊNESIS – QUEDA E REDENÇÃO DA HUMANIDADE
4 – ÊXODO – A LIBERTAÇÃO DE UMA NAÇÃO
5 – ÊXODO – TABERNÁCULO PARA ADORAÇÃO
6 – ÊXODO – TABERNÁCULO PARA ADORAÇÃO (Cont.)
7 – LEVÍTICO – SANTIDADE NA ADORAÇÃO
8 – LEVÍTICO – SANTIDADE NA ADORAÇÃO (Cont.)
9 – NÚMEROS – SALVOS PARA SERVIR
10 – DEUTERONÔMIO – RETROSPECTO DA LEI

EXEGESE BÍBLICA – BC

Exegese é um termo que vem do grego: “exegeomai, Exegesis”. O sentido é retirar, extrair, externar ou expor. Essa matéria tem por objetivo fornecer ao estudante uma estrutura básica para interpretar o texto bíblico, no seu sentido mais próximo do escrito original.
Exegese Bíblica proporcionará ao estudante fazer uma análise gramatical, Léxico-sintática, consultar a Bíblia nos textos originais, bem como comparar as traduções em nossa língua e poder fazer opção sobre qual tradução ficou melhor, dentro do contexto cultural, literário e gramatical.
Essa matéria é indispensável a todos que querem estudar e ministrar a Palavra de Deus com maior conhecimento e profundidade.

Conteúdo:

1- A EXEGESE E SEUS SIGNIFICADOS
2- ANÁLISE GRAMATICAL
3- ANÁLISE LEXICAL
4- A EXEGESE E AS FALÁCIAS
5- ANÁLISE CONTEXTUAL
6- ANÁLISE TEXTUAL
7- ANÁLISE TEOLÓGICA
8- A FUNÇÃO DO ANTIGO TESTAMENTO
9- ANÁLISE DO GÊNERO LITERÁRIO
10- A ANÁLISE RETÓRICA E A EXEGESE

Matérias Junho

HISTÓRIA DE ISRAEL – MD

Essa matéria estuda a origem de uma nação e a trajetória de um povo chamado para viver na dimensão da fé. Desde a chamada de Abraão, a peregrinação dos seus descendentes até a estada no Egito e o êxodo em direção à terra prometida. O aluno irá estudar a trajetória do povo no deserto, a conquista da terra e as crises vividas no período dos juízes.
História de Israel tem por objetivo mostrar as mudanças ocorridas após a transição do regime teocrático para monárquico, a divisão do reino e suas consequências, o período da dinastia de Davi, Salomão, a divisão e queda do reino, os cativeiros e o retorno para a construção do templo. História de Israel é indispensável para todo cristão entender a nascente da fé cristã.

Conteúdo:

1 – O NASCIMENTO DE UMA NAÇÃO
2 – ANOS DE CONQUISTA
3 – ANOS DE ANARQUIA E INSTABILIDADE
4 – PERÍODO DE TRANSIÇÃO
5 – O REINO UNIDO
6 – DAVI – O INÍCIO DE UMA DINASTIA
7 – A IDADE ÁUREA DE ISRAEL
8 – A DIVISÃO DO REINO
9 – A QUEDA DOS REINOS
10 – O RETORNO DO CATIVEIRO BABILÔNICO

OS EVANGELHOS – MD

Os quatro primeiros livros do Novo Testamento são chamados de Evangelhos, as boas novas ou boas notícias de Deus para o homem, na pessoa de seu filho Jesus. O objetivo desta matéria é dar ao estudante condições de ler os escritos, conhecendo a cultura da época em que Jesus viveu: sistema político, línguas, crenças, instituições e as facções existentes no contexto em que foram escritos.
Essa matéria dará ao estudante condições de entender as diferenças existentes nos Evangelhos chamados de sinópticos e o Evangelho escrito por João. O estudante terá uma visão panorâmica da vida e obra de Jesus: nascimento, vida, morte e ressurreição. Biografia narrada por aqueles que deixaram registrado o maior e mais conhecido acontecimento em que a história pode contemplar: Jesus.

Conteúdo:

1 – INTRODUÇÃO AOS EVANGELHOS
2 – A CULTURA À ÉPOCA DOS EVANGELHOS
3 – AS PROFECIAS E OS EVANGELHOS
4 – O EVANGELHO SEGUNDO MATEUS
5 – O EVANGELHO SEGUNDO MATEUS (CONT.)
6 – O EVANGELHO SEGUNDO MARCOS
7 – O EVANGELHO SEGUNDO LUCAS
8 – O EVANGELHO SEGUNDO LUCAS (CONT.)
9 – O EVANGELHO SEGUNDO JOÃO
10 – O EVANGELHO SEGUNDO JOÃO (CONT.)

TEOLOGIA DO NOVO TESTAMENTO – BC

Teologia do Novo Testamento estuda o Novo Testamento na óptica histórico-cultural e teológica. O livro faz uma análise da história da teologia: do século I, Patrística passando pela Reforma até a nascente do Liberalismo teológico da Era Moderna. O aluno vai estudar os escritos do apóstolo Paulo como elo entre a transposição do Judaísmo para o Cristianismo, que, com maestria, usa o conhecimento das três culturas em que Cristo ministrou: “Hebraica, Grega e Romana”.
Historiadores o chamam de “O teólogo de três mundos”. Teologia do Novo Testamento não é uma disciplina que pretende esgotar as complexidades dos temas abordados, mas, sim, trazer ao estudante uma visão mais ampliada dos conceitos nos quais os escritores escreveram os textos sagrados.

Conteúdo:

1- SÍNTESE HISTÓRICA (Parte 1)
2- SÍNTESE HISTÓRICA (Parte 2)
3- EVANGELHO SEGUNDO MARCOS
4- EVANGELHO SEGUNDO MATEUS
5- EVANGELHO SEGUNDO LUCAS E ATOS
6- EVANGELHO SEGUNDO JOÃO
7- AS CARTAS DE PAULO
8- A ANTROPOLOGIA NAS CARTAS DE PAULO
9- A HAMARTIOLOGIA NAS CARTAS DE PAULO
10- A SOTERIOLOGIA NAS CARTAS DE PAULO

Matérias Agosto

OS PROFETAS MAIORES – MD

Profetas Maiores são os livros que estão relacionados aos três profetas: Isaías, Jeremias e Ezequiel. Denominados “Profetas Maiores”, devido à extensão do ministério exercido. Isaías é conhecido como o profeta messiânico, pelo grande número de referências que apontam para o Messias. Ezequiel chamado para ministrar entre os que foram exilados em Babilônia.
Jeremias nominado “Profeta das Lágrimas”, viveu seu ministério antes do exílio e acompanhou a invasão e destruição de Jerusalém. Autor do livro com o título “Lamentações”, onde em forma poética expressa a sua dor frente à destruição da sua cidade. Profetas Maiores mostra todo o contexto político, econômico, e religioso da nação de Israel.

Conteúdo:

1 – O CONTEXTO HISTÓRICO DE ISAÍAS
2 – OS ESCRITOS DE ISAÍAS
3 – PANORAMA DAS NAÇÕES
4 – O JULGAMENTO DE JERUSALÉM
5 – JEREMIAS
6 – DESINTEGRAÇÃO DO REINO
7 – LAMENTAÇÕES
8 – EZEQUIEL
9 – A CONDENAÇÃO DE JERUSALÉM
10 – NAÇÕES ESTRANGEIRAS

FAMÍLIA CRISTÃ – MD

A família é definida como a célula mater da sociedade. Base para todo o desenvolvimento da humanidade. Essa matéria trata de questões éticas no tocante ao relacionamento familiar, tendo como primazia os princípios expressos na Palavra de Deus. O livro, Família Cristã, apresenta os padrões de ética nos relacionamentos: do marido em relação à esposa e da esposa em relação ao marido; os pais e a maneira de se relacionar com os filhos e os filhos com os pais.
Aborda a relação dos jovens com os seus sentimentos e seus relacionamentos: antes, durante e depois do casamento. Finaliza apresentando as relações familiares com as finanças, amizades e as principais crises das idades em suas fases: adulta jovem, meia-idade e a velhice.

Conteúdo:

1 – O CASAMENTO E SUA NATUREZA
2 – PADRÃO BÍBLICO PARA O CASAMENTO
3 – O MARIDO E A ESPOSA
4 – OS PAIS E OS FILHOS
5 – OS FILHOS E OS PAIS
6 – OS JOVENS E SEUS PLANOS
7 – O CONHECIMENTO NECESSÁRIO
8 – A FAMÍLIA E AS FINANÇAS
9 – A FAMÍLIA E AS AMIZADES
10 – A FAMÍLIA E AS IDADES

LIDERANÇA CRISTÃ – BC

Liderança é um dos temas mais escritos na modernidade. É imprescindível no ministério cristão, afinal, trabalhar com as diversidades de pessoas na igreja requer habilidade daquele que já tem a vocação. Esse livro apresenta diversos modelos de liderança, extraindo o que há de positivo em cada sistema e contrastando com o modelo supremo que é a liderança de Cristo. Essa matéria apresenta ao líder a instrumentalização através dos princípios cristãos, para que obtenha êxito no seu ministério.
O líder terá orientação de como desenvolver o seu ministério, administrando diversas áreas da sua vida, definindo prioridades, estabelecendo alvos e lidando com os valores éticos e morais. O propósito é ajudar o líder a exercer um ministério provado e aprovado por Deus!

Conteúdo:

1- LIDERANÇA EFICAZ
2- CHAMADO À LIDERANÇA
3- QUALIDADES DA LIDERANÇA
4- ESTRATÉGIA E ALVOS
5- ESTRATÉGIA E ALVOS (cont.)
6- O LÍDER E AS FINANÇAS
7- O LÍDER E A MINISTRAÇÃO DA PALAVRA
8- PERIGOS DA LIDERANÇA CRISTÃ
9- GESTÃO DE CONFLITOS
10- O LÍDER E AS CRISES

Matérias Setembro

LIVROS POÉTICOS – MD

Essa matéria abrange os cinco livros do Antigo Testamento conhecidos como Poéticos: Jó, Salmos, Provérbios, Cantares e Eclesiastes. São também chamados de livros Sapienciais por revelarem sabedoria escrita na forma literária hebraica.
No livro de Jó, o aluno é levado a refletir sobre os dilemas da vida; Salmos mostram as crises existenciais enfrentadas através da fé; Provérbios apresentam princípios para se viver uma vida equilibrada; Eclesiastes mostra o vazio da vida do homem sem Deus e Cantares mostra uma teologia da sexualidade, dentro dos parâmetros de Deus para o homem e a mulher.

Conteúdo:

1 – O LIVRO DE JÓ
2 – O LIVRO DE JÓ (cont.)
3 – OS SALMOS
4 – SALMOS MESSIÂNICOS E PROFÉTICOS
5 – PROVÉRBIOS
6 – PROVÉRBIOS (cont.)
7 – ECLESIASTES
8 – ECLESIASTES (cont.)
9 – CANTARES DE SALOMÃO
10 – CANTARES DE SALOMÃO (cont.)

EPÍSTOLAS PAULINAS I – MD

As epístolas escritas pelo apóstolo Paulo são denominadas de “Epístolas Paulinas”. Romanos e Gálatas faz parte deste grupo de epístolas. Essas duas cartas são de extrema importância dentro do contexto histórico que vivia a Igreja. As duas cartas abordam um tema em comum: “A justificação pela fé.” A fé cristã tem origem nos escritos do Antigo Testamento.
Era necessário fazer uma distinção da interpretação judaica, que tinha nas obras o meio para a justificação, enquanto em Cristo tinha somente a fé. Epístolas Paulinas I não é somente carta, mas um tratado teológico que mostra a centralidade da fé cristã: “A justificação pela fé.”

Conteúdo:

1 – A EPÍSTOLA AOS ROMANOS
2 – O PECADO E A JUSTIÇA DE DEUS
3 – A JUSTIÇA PELA FÉ
4 – DEUS E ISRAEL
5 – PRÁTICA DA VIDA
6 – ADMOESTAÇÕES FINAIS
7 – A EPÍSTOLA AOS GÁLATAS
8 – PAULO E A DEFESA DE SEU APOSTOLADO
9 – PAULO E A LIBERDADE DO EVANGELHO
10 – PAULO E OS EFEITOS DO EVANGELHO

PREGAÇÃO BÍBLICA – BC

A Pregação Bíblica pode ser considerada uma arte, pela beleza que apresenta quando bem elaborada, ao mesmo tempo em que pode ser considerada uma ciência, pois exige o conhecimento de princípios que não podem ser ignorados. O método apresentado é progressivo, iniciando desde o texto, passando pelo assunto, tema, introdução, continuando nas divisões e subdivisões, chegando até a conclusão e ao apelo do sermão.
O alvo é ajudar o pregador a fixar-se num só tema, desde o começo, elucidando as divisões do sermão e dando coerência até a conclusão. Exemplos ilustrativos irão ajudar o aluno a tornar melhor seu desempenho na pregação.

Conteúdo:

1- O VALOR DA EXPOSIÇÃO
2- AUTORIDADE DA BÍBLIA E A PREGAÇÃO
3- HERMENÊUTICA BÍBLICA
4- EXEGESE BÍBLICA
5- ANÁLISE DO TEXTO BÍBLICO
6- A EXPOSIÇÃO BÍBLICA
7- COMPONENTES DA PREGAÇÃO
8- A ESTRUTURA DO SERMÃO
9- APRESENTAÇÃO DO SERMÃO
10- DICAS IMPORTANTES

Matérias Outubro

HERMENÊUTICA – MD

A palavra Hermenêutica em seu significado técnico se define como ciência e também arte. Ciência por ter normas ou regras e Arte porque a comunicação é flexível. No entanto, uma aplicação mecânica e rígida poderá distorcer o verdadeiro sentido.
Estaremos estudando a hermenêutica a partir de exemplos práticos: o texto, as análises paralelas do escrito dentro de todo contexto histórico, cultural, político e religioso da época. A matéria apresenta ainda os métodos de estudo: Analítico, Sintético, Temático e Biográfico. Todo o conteúdo da matéria é estruturado com exemplos práticos para o estudante ser bem-sucedido ao manejar a Palavra de Deus.

Conteúdo:

1 – INTRODUÇÃO A HERMENÊUTICA
2 – O PROBLEMA HERMENÊUTICO
3 – FIGURAS DE LINGUAGEM BÍBLICA
4 – FIGURAS DE LINGUAGEM BÍBLICA (cont.)
5 – ANÁLISE HISTÓRICO-CULTURAL E CONTEXTUAL
6 – UMA INTRODUÇÃO À EXEGESE
7 – HERMENÊUTICA NA PRÁTICA
8 – HERMENÊUTICA NA PRÁTICA (cont.)
9 – CUIDADOS NA HERMENÊUTICA
10 – MÉTODOS DE ESTUDO DA BÍBLIA

DOUTRINA DA SALVAÇÃO – MD

A palavra é formada a partir de dois termos gregos Σοτεριος (Soterios), que significa “salvação” e λογος (logos), que significa “palavra”, ou “princípio”. Soteriologia é o estudo ou tratado da salvação. Essa matéria visa abordar as principais interpretações sobre a Doutrina da Salvação ao longo da história da igreja, dos teólogos: Agostinho, Pelágio, Calvino, Armínio e João Wesley.
Aborda ainda sobre os aspectos da provisão salvífica em Cristo: as ações divinas e humanas na conversão, justificação, regeneração, adoção, santificação e glorificação.

Conteúdo:

1 – A DOUTRINA E SUAS INTERPRETAÇÕES
2 – A DOUTRINA E SUAS INTERPRETAÇÕES (cont.)
3 – A PROVIDÊNCIA SALVADORA
4 – A AÇÃO DE DEUS
5 – A JUSTIFICAÇÃO EM CRISTO
6 – O PODER DA REGENERAÇÃO
7 – A ADOÇÃO POR CRISTO
8 – A SANTIFICAÇÃO EM CRISTO
9 – ADVERTÊNCIAS, PROMESSAS E RESTAURAÇÃO
10 – A GLORIFICAÇÃO

HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA DE ISRAEL – BC

A História Contemporânea de Israel pode ser estudada de uma forma retrospectiva. Nessa abordagem, os fatos ocorridos com Israel servem como ilustração pedagógica para a vida no que diz respeito aos erros e acertos de um povo comprometido com sua fé em Deus.
Do ponto de vista escatológico, existem promessas feitas pelo Senhor a Israel que ainda não foram cumpridas. Quando observamos que o ambiente para o cumprimento das promessas está sendo preparado, podemos ver a proximidade do fim dos tempos.
É nessa perspectiva que abordamos aqui a História de Israel: Olhando para os últimos acontecimentos, como o relógio de Deus no calendário das profecias.

Conteúdo:

1- O MOVIMENTO SIONISTA
2- ANTISSEMITISMO
3- O HOLOCAUSTO
4- A MENTE NAZISTA
5- O SOFRIMENTO DOS JUDEUS
6- O NOVO ESTADO DE ISRAEL
7- GUERRAS APÓS O NOVO ESTADO DE ISRAEL
8- GUERRAS APÓS O NOVO ESTADO DE ISRAEL (cont.)
9- OUTRAS GUERRAS
10- ISRAEL E MOVIMENTOS ÁRABES PALESTINOS

Matérias Novembro

HOMILÉTICA – MD

Essa matéria visa preparar o ministro do Evangelho a desenvolver um sermão com eficácia. Abordamos o relacionamento entre a Ética e a Homilética mostrando alguns princípios que precisam ser observados pelo pregador. São aqui apresentados os modelos de sermão: Temático, Textual e Expositivo, com suas vantagens e desvantagens.
Em cada capítulo, variedades de exemplos práticos, mostrando passo a passo a dinâmica de como elaborar e ministrar um sermão, desde a escolha do texto até a sua conclusão. A partir deste estudo, o ministro do evangelho encontrará mais facilidade para conduzir seu ministério de maneira eficiente.

Conteúdo:

1- INTRODUÇÃO À HOMILÉTICA
2- A ÉTICA NA HOMILÉTICA
3- O PREGADOR
4- O PREGADOR (cont.)
5- O MODELO DO SERMÃO
6- O MODELO DO SERMÃO (cont.)
7- O MODELO DO SERMÃO (cont.)
8- TIPOS DE TEMAS DO SERMÃO
9- INTRODUÇÃO DO SERMÃO
10- CONCLUSÃO E APELO DO SERMÃO

HISTÓRIA DA IGREJA – MD

A História da Igreja, durante estes mais de dois mil anos, deve nos servir de exemplo e ensino, de como fazer e de como não fazer. As bênçãos de Deus, ou seus juízos, sobre uma determinada instituição podem nos servir de alerta para que não soframos as mesmas consequências.
Vamos perceber também, que muitas vezes os cristãos até bem intencionados tomaram atitudes antibíblicas agindo com impiedade, cometendo atrocidades em nome de Cristo. A História da Igreja tem sido definida, desde a era apostólica até o presente, como a história da graça divina no meio dos erros humanos.

Conteúdo:

1- TUDO SENDO PREPARADO
2- PERÍODO DE PERSEGUIÇÕES
3- A PERSEGUIÇÃO POLÍTICA DO IMPÉRIO
4- HERESIAS – UM NOVO ATAQUE À IGREJA
5- A CONVERSÃO DE CONSTANTINO
6- OS CONCÍLIOS DA IGREJA
7- A IGREJA NA IDADE MÉDIA
8- A REFORMA PROTESTANTE
9- A REFORMA PROSSEGUE POR TODA A EUROPA
10- A CONTRARREFORMA

ARQUEOLOGIA – BC

A Arqueologia é a ciência que investiga o homem e está voltada a descobrir, pesquisar e reconstruir culturas e civilizações desaparecidas, através de remanescentes de uma área de ocupação humana. Aborda temas desde os primórdios da Arqueologia mostrando sua importância, cultura, pesquisas e escavações em sítios arqueológicos.
O objetivo é proporcional ao aluno conhecimento sobre os diversos processos de datação, fazendo uma correlação entre a Arqueologia e a Bíblia ao longo da história.
E, também, sobre as condições geológicas da Terra Santa, e uma síntese sobre todos os períodos arqueológicos, da pré- história ao Novo Testamento, oferecendo ao estudante condições para ampliar o conhecimento sobre a credibilidade dos registros das Escrituras.

Conteúdo:

1- PRIMÓRDIOS DA ARQUEOLOGIA
2- A IMPORTÂNCIA DA ARQUEOLOGIA
3- DATAÇÃO
4- A ARQUEOLOGIA E A BÍBLIA
5- GEOGRAFIA DA TERRA SANTA
6- PERÍODOS ARQUEOLÓGICOS
7- POVOS E NAÇÕES DO MUNDO ANTIGO
8- POVOS E NAÇÕES DO MUNDO ANTIGO (cont.)
9- ANÁLISE DE UMA INSCRIÇÃO
10- ARQUEOLOGIA – ANTIGO E NOVO TESTAMENTO