19 3234 9317 ibicamp@ibicamp.com.br

CRISTO SUPERIOR AOS ANJOS

Introdução: o assunto

Estaremos dissertando nestas páginas, para você, meu estimado leitor, sobre o tema Cristo superior aos anjos. Este assunto baseia-se no primeiro capítulo, versículo quatro, do Livro de Hebreus: tendo-se tornado tão superior aos anjos, quanto herdou mais excelente nome do que eles. Repetindo este trecho bíblico da Carta aos Hebreus: tendo-se tornado tão superior aos anjos, quanto herdou mais excelente nome do que eles. Que Deus abençoe os nossos corações neste instante para entendermos a preciosa mensagem que Deus tem para a nossa vida.

 

Quero compartilhar com o irmão que é sempre uma alegria poder abrir a Escritura Sagrada e transmitir ao povo de Deus, àquelas pessoas que estão interessadas realmente em crescer na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo [ [1] ], seja pela audição, seja pela leitura. Um dos livros da Bíblia Sagrada que eu admiro bastante é este Livro de Hebreus. Muitos comentadores têm tentado descobrir a autoria dessa carta impressionante, mas o autor não deixou nenhum vestígio que permitisse afirmar, o autor é Fulano. Apenas se fazem conjecturas. Uns dizem que esta carta foi escrita por Barnabé, outros pretendem que foi escrita pelo Apóstolo São Paulo, outros ainda por Apolo, de maneira que nós não sabemos ao certo quem a escreveu. Alguns preferem intitular simplesmente de “A Epístola do Espírito Santo”.

 

Um pouco da cultura hebraica

Mas se não sabemos o autor, conhecemos seguramente o destinatário. Esta carta foi dirigida aos hebreus. Quais hebreus? Àqueles hebreus, ou judeus, que haviam saído da sua tradição milenar da Lei, a lei judaica, que você sabe, vinha de milênios, com todos os seus ritos, com todos os seus preceitos, com todo o seu sistema, formando uma rica tradição; e, de repente, chega o cristianismo, e muitos judeus abrem o coração e aceitam Jesus como Salvador. Na realidade, a Igreja foi gerada dentro do judaísmo. E os primeiros cristãos eram estritamente judeus. Só vinte anos depois, na casa do Centurião Cornélio, foi que se abriram as portas aos gentios. Mas no início a igreja era composta estritamente de judeus. Como era inevitável, estes judeus traziam consigo toda uma herança muito arraigada da Lei, do sistema, da história e da tradição; e uma das coisas que o povo de Israel, aqui os judeus, eles tinham, era justamente essa questão da tradição enraizada em seu coração. Então o escritor Aos Hebreus procura, com muita habilidade, com muita sabedoria, com muita graça de Deus, tirar aqueles conceitos errados e colocar o que era certo no coração deste povo. Tirar aquilo que eles aprenderam de transmissões de pais para filhos; e aquilo fazia parte não apenas da sua cultura, mas de sua própria vida; e remover uma coisa dessas é o mesmo que você querer tirar, digamos, o catolicismo do coração de uma pessoa que vem de uma família católica tradicional; é o mesmo que você querer tirar o espiritismo de dentro do coração de uma pessoa que já nasceu no espiritismo ou o mesmo, quanto ao protestantismo; então a pessoa nasce ouvindo, recebendo, orientando-se daquela forma. Tente, por exemplo, tirar o islamismo de dentro do coração de um muçulmano. É difícil, porque ele nasceu e cresceu aprendendo aquilo, e aquilo é o certo e o correto; para retirar coisas dessa natureza do coração de uma pessoa e em seu lugar colocar uma coisa nova, uma informação nova, um ensinamento novo, é preciso muita habilidade. E Deus deu esta habilidade extraordinária a este escritor de Aos Hebreus, de uma maneira magnífica. De uma maneira majestosa; é por isso que vimos nos detendo em várias meditações sobre o Livro de Hebreus.

 

A presença dos anjos na Bíblia

Por que Cristo é superior aos anjos? Por que ele procura mostrar que Cristo é superior aos anjos? Quando você lê as páginas do Antigo Testamento, você vai ver a importância que os anjos tinham na condução do povo de Deus na face da terra. Você vai observar anjos praticamente protegendo Jacó, você vê aquela escada na qual anjos subiam e desciam [ [2] ], você vê o Acampamento de Maanaim [ [3] ], você vê personagens do Antigo Testamento que, diz a Bíblia, as pessoas no passado hospedavam anjos, sem saber que o fossem [ [4] ], você vê aqueles anjos em Sodoma, tentando salvar a vida de Ló [ [5] ]. Então os anjos, de uma maneira sobrenatural, e magnificamente poderosa, eles gozavam, no conceito dos judeus, de uma espécie de primeiro lugar nos seus corações. Porque eram realmente seres celestiais enviados por Deus para este mundo, para fazer alguma coisa em prol da humanidade. O próprio versículo catorze do primeiro capítulo dessa carta aos Hebreus declara que eles são espíritos ministradores encarregados de ministrar em favor daqueles que hão de herdar a salvação. Mas acontece que o prestígio dos anjos foi chegando a um ponto tão elevado, tão alto que, diz a Bíblia, na palavra do Apóstolo São Paulo, chegou até a existir culto aos anjos [ [6] ]. Houve uma época em que os anjos estavam numa cotação muito elevada e mesmo exagerada; até já se prestava culto aos anjos. Existiam algumas ramificações dentro do judaísmo que conduziam nessa direção. Mas você pode observar que, mesmo assim, com todo este prestígio que os anjos gozavam, praticamente eles mantinham ainda certa distância, reconhecendo as limitações dos anjos.

 

Jesus foi considerado apenas um anjo

Agora, o que é que acontece: Jesus teria de vir ao mundo. E, vindo ao mundo, Jesus teria de fazer obras extraordinárias, milagrosas, poderosas, que se comparassem, por exemplo, aos prodígios do passado. Como se nota quando Josué encontra aquele anjo e pergunta: “És um dos nossos ou és nosso inimigo?” E o anjo respondeu: “Eu sou Anjo do Senhor e acabo de chegar” [ [7] ]. Então era realmente alguma coisa assim que estava no campo humano, no campo natural e, enfim, muitos não levavam em consideração o culto aos anjos. Mas Jesus teria de ser colocado no mundo. Jesus teria de vir ao mundo. E quando Jesus estivesse aqui na face da terra, uma das coisas que iria acontecer em sua vida é que Ele teria um procedimento que homem nenhum, na face da terra, tivera até então. E Jesus nasceu de uma mulher, nasceu de uma virgem. Muito embora de uma fecundação e gestação sobrenaturais, Ele teve um nascimento e crescimento normais –– mas praticamente poucas pessoas tiveram acesso a estas informações. Quando a humanidade, lá no primeiro século, tem um encontro com Jesus, era naturalmente vendo Jesus de uma forma sobrenatural. Então essa forma sobrenatural em que Jesus Cristo veio ao mundo fazia com que muitas pessoas pensassem até que Ele fosse um anjo. E como, para tirar esta idéia, porque haveria possibilidade de muitas pessoas não O quererem adorar, porque O consideravam um anjo, era preciso que este conceito fosse tirado do coração deles, dos habitantes lá do primeiro século.

 

Mas Ele é superior aos anjos

É o que encontramos quando o escritor de Aos Hebreus declara Que havendo Deus outrora falado muitas vezes e de muitas maneiras aos pais, pelos profetas, nestes últimos dias nos falou pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, pelo qual também fez o mundo, fez o universo. Então veja só, a primeira coisa que o escritor começa a colocar aqui, é justamente esta superioridade de Cristo. Quem quisesse equiparar Cristo a um anjo qualquer, estaria incorrendo num perigo muito grande, de não O reconhecer como verdadeiro e único Filho de Deus. Porque, se colocassem Jesus Cristo no nível angelical, seria muito difícil, e foi este, naturalmente, o problema que aconteceu entre os crentes hebreus no primeiro século, não O quererem reconhecer como Deus, como Salvador, como Senhor, como Criador de todas as coisas. Então diz aqui o escritor de Aos Hebreus: Havendo Deus outrora falado muitas vezes e de muitas maneiras aos pais, pelos profetas, nestes últimos dias nos falou pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, pelo qual também fez o universo.

 

Estabelecendo a identidade de Cristo – I

Então note que o escritor procura aqui, em primeiro lugar, colocar Jesus Cristo como o Criador de todas as coisas. Isto não era tarefa fácil, colocar isso nos ombros de um homem, que eles não conheciam direito; mas ele precisava mostrar isso com toda a clareza, que Jesus Cristo, acima de ser um homem, Ele era Deus, e o Criador de todas as coisas. No versículo três, ele declara: Ele, que é o resplendor da glória, e a expressão exata do seu Ser, sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, depois de ter feito a purificação dos pecados, assentou-se à direita da Majestade, nas alturas. Verifique como ele vai conseguindo colocar no coração dos hebreus que têm Jesus apenas como anjo, como um ser natural, como um ser qualquer. Da milícia celestial, porém não no nível de Deus. Você sabe que até hoje um dos maiores problemas que o povo judeu enfrenta, que os impede de aceitarem Jesus como Salvador, é porque eles tem Jesus como homem, e não admitem um homem ser Deus. Eles não concordam, não aceitam, as próprias faculdades hebraicas ensinam isto. Que não existe possibilidade. Eles foram treinados o tempo todo no Antigo Testamento, onde se dizia, Ouve, ó Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor [ [8] ]” –- e de repente surge um homem na face da terra se fazendo passar por Deus. É difícil colocar isso no coração do judeu, hoje, como era difícil colocar isso no coração daquelas pessoas que estavam vivendo o Evangelho no primeiro século. Então isso causava realmente uma parede, uma barreira para eles aceitarem Jesus; como até hoje é difícil você colocar no coração de um judeu que Jesus Cristo é Deus. Mas o escritor Aos Hebreus chega aqui justamente mostrando esse ponto, dizendo: Ele que é o resplendor da glória, e a expressão exata do seu Ser, sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, depois de ter feito a purificação dos pecados assentou-se à direita da Majestade, nas alturas.

 

Estabelecendo a identidade de Cristo  – II

E o escritor Aos Hebreus prossegue mostrando que Jesus Cristo é cem por cento Deus. O Deus que Se fez carne, que Se humanizou, para poder Se comunicar com as Suas criaturas aqui na terra, que Se submeteu a um nascimento de uma mulher, no meio de uma família, conviveu no meio de uma sociedade, conheceu os dramas do ser humano, suas mazelas e sofrimentos, as suas canseiras, as suas atividades, as suas tentações, tudo isto para que depois ninguém jamais pudesse dizer “que Deus não conhece o meu sofrimento, Deus não sabe o que eu passo” –– absolutamente não, porque diz o escritor mais adiante que Ele foi tentado em todas as coisas, à nossa semelhança. Mas voltando aqui ao versículo três, quando o escritor diz que Ele é o resplendor da glória, e a expressão exata –– isto dizer que Jesus Cristo é o que Deus é, sem tirar e sem colocar absolutamente nada. Jesus Cristo é Deus que visitou os homens aqui na terra. E diz a Bíblia Sagrada que a obra que Ele veio realizar aqui na terra foi justamente a de purificar os pecados da humanidade. Esta era a última tarefa que Deus teria que fazer para que os Seus filhos pudessem voltar à comunhão com Ele. Voltar a ter aquela comunicação perfeita, aquela comunhão que Adão tinha lá no Éden. O pecado fez uma barreira, não havia possibilidade de comunicação entre a criatura e o Criador, e esta barreira teria de ser tirada, teria de ser totalmente extirpada, e foi exatamente isso que Cristo veio fazer aqui na terra. Diz aqui que depois de ter feito a purificação dos pecados, assentou-se à direita da Majestade nas alturas. Ele subiu e assumiu o Seu verdadeiro lugar, no trono deste universo. Então eis aí justamente a habilidade de que este escritor demonstrou estar dotado para comentar  fatos desta natureza. Como diz aqui o versículo quatro, tendo-se tornado tão superior aos anjos, quanto herdou mais excelente nome do que eles. Pois –- diz aqui o versículo cinco –-, a qual dos anjos disse jamais: Tu és o meu Filho, eu hoje te gerei? E outra vez: Eu lhe serei Pai, e ele me será Filho? E, novamente, ao introduzir o Primogênito no mundo, diz: E todos os anjos de Deus o adorem. Ainda, quanto aos anjos, diz: Aquele que a seus anjos faz ventos, e aos seus ministros, labaredas de fogo; mas, acerca do Filho: O teu trono, ó Deus, é para todo o sempre, e: Cetro de eqüidade é o cetro do seu reino. Então veja bem: quando você começa a observar estas palavras, ou esses trechos que foram acabados de ler, do versículo cinco até o versículo oito, isto aqui você encontra no salmo dois, versículo sete, em Segundo Samuel, capítulo sete, versículo catorze e Primeiro Crônicas, capítulo dezessete, versículo treze; ele foi buscar isto aonde? Invenção deste autor de Hebreus? Não, ele apoiou-se na Escritura, porque no Antigo Testamento já se anunciava que Jesus Cristo viria ao mundo e seria superior aos anjos, superior a toda e qualquer outra criatura ou ser que já houvesse palmilhado este planeta terra. Então é por isso que ele procura mostrar biblicamente que Jesus Cristo estava imbuído nas profecias do Antigo Testamento, e que seria superior aos anjos; e esta superioridade aos anjos que ele está apresentando aqui é porque os homens conheciam as limitações dos anjos. E possivelmente quisessem adorar Jesus como se fosse um anjo; mas só que Jesus Cristo não é um anjo, Ele é o próprio Deus que visitou a terra, que veio aqui para concluir o Plano da Redenção, e depois de ter feito a purificação, então Ele subiu e sentou-Se à destra do Pai nas alturas. É isto que o autor mostra. Pois diz o versículo cinco, pois a qual dos anjos disse, jamais, tu és meu Filho, eu hoje te gerei? E outra vez: Eu lhe serei Pai, e ele me será Filho? E, novamente, ao introduzir o Primogênito no mundo, diz: E todos os anjos de Deus o adorem. Então verifique justamente isso, porque você sabe que anjos são criaturas de Deus. São criados por Deus, foram realmente feitos pela mão de Deus. Mas Jesus Cristo, Ele é Deus. Ele não foi criado, Ele é desde o princípio, Ele é de Eternidade a Eternidade, Ele é Deus [ [9] ]. E justamente aqui o autor procura demover do coração desses primeiros cristãos a idéia de que Jesus Cristo era um anjo. Eles aceitaram Jesus como Salvador, mas aceitaram não como Deus, aceitavam como anjo. E você sabe que o anjo, como diz aqui a Bíblia Sagrada, eles foram feitos um pouco maior do que os homens; e se Jesus Cristo chega como homem, Ele era um pouco menor do que os anjos. Então como é que Ele poderia ser adorado, hein? Como é que Ele poderia ser adorado pelos primeiros crentes daquela, daquele tempo, como? Como poderia, se Jesus Cristo era um homem, e feito pouco menor do que os anjos? Então era difícil remover aquele conceito que eles tinham naquela época.

 

Anjos e adoração

Mas diz aqui a Bíblia: E todos os anjos de Deus, o adorem. Todos os anjos de Deus o adorem. Ora, você sabe que os anjos não adoram homens, nem se deixam adorar pelos homens. Você se lembra, lá no capítulo dezenove do Livro de Apocalipse, quando João teve aquela visão magnífica, não é?, da glória de tudo aquilo que lhe foi mostrado, naquele momento ele dobrou os seus joelhos diante do anjo e quis adorá-lo; o anjo pegou-o pela mão e disse: “Espere aí, não faça isso, levante-se, porque eu sou conservo seu, e dos seus irmãos, adora a Deus!” Toda a adoração tem de ser canalizada para Deus, anjo não aceita adoração!

 

Estamos vivendo numa época, aqui no nosso século vinte e um, estamos vivendo momentos em que os seres angelicais estão tendo um respeito, estão tendo efetivamente uma cotação muito alta; há lugares em que você vai, e prega sobre Jesus Cristo: você é capaz de pregar uma hora sobre Jesus e não ouvir um único “glória a Deus!”; mas quando você ouve alguém exclamar, “olhem, o anjo do Senhor chegou”, e surge aquele cantor cantando que tem anjo aqui, tem anjo ali, tem anjo acolá, a igreja se alvoroça, porque parece que o culto aos anjos voltou à terra! O que é isto? O anjo pega pela sua mão nesta manhã e diz, como disse para João: “O que é isto, meu filho! Adora a Deus, levante-se, porque anjo não recebe adoração!” Você pode respeitá-los como mensageiros de Deus, mensageiros do céu, mas como alguém que mereça adoração, não! Infelizmente hoje é livro sobre anjos, é anjo de tudo quanto é jeito, de tudo quanto é tamanho. Em muitos lugares, quando se fala que um anjo está visitando o ponto X, a multidão aflui para lá; mas quando se fala sobre Jesus, fica-se com a impressão de que o clima muda, amenizado, sem entusiasmo. Realmente o culto aos anjos parece estar voltando. Mas Deus está dizendo aqui pela Sua Palavra, e todos os anjos de Deus o adorem.

 

Por que esta recomendação para os anjos adorarem a Cristo? Por que? Ora, porque Ele veio numa forma humana. E você sabe que anjos não recebem adoração de anjos. Os homens não recebem adoração de homens. Ou seja, os anjos não adoram seres humanos. Mas Jesus veio numa forma humana. Eu quero que você entenda neste momento, aqui, o que foi que aconteceu. Quando Jesus Cristo saiu da Glória Eterna, Ele saiu num corpo espiritual; quando Ele veio a este mundo, todos os anjos O conheciam. Sabiam quem Ele era, que Ele era o próprio Deus, e esse Deus que desceu aqui a este mundo, Ele se fez carne, Ele recebeu uma natureza humana; e os anjos, ao olharem para Jesus, e ver Nele uma figura humana, eles, os próprios anjos, não O iriam adorar, porque os anjos não foram programados para adorar a homens. Mas aqui existe uma recomendação: E todos os anjos de Deus o adorem! Adorem! Mesmo Ele sendo homem, o Deus encarnado é para ser adorado!

 

A condição glorificada de Cristo

Você se lembra quando o salmista está naquele célebre cântico, dizendo assim, abri portais eternos, para que entre o Rei da Glória [ [10] ]? Abri, portais eternos! Quando Jesus Cristo retornou à Sua Glória, Ele levou um corpo humano, corpo que Ele não trouxera de lá. Mas Ele vai levando agora. Jesus Cristo, quando foi elevado aos céus, Ele ascendeu com aquele corpo que Ele recebeu aqui na terra. Aquele homem de Nazaré, aquele homem que viveu na Galiléia, aquele que pregou, aquele corpo no qual Ele morreu, ressuscitou com Ele; quando Jesus Cristo subiu aos Altos, Ele levou aquele corpo magnífico Consigo, o corpo glorificado, mostrando que assim como Ele é nós seremos na Eternidade. E agora você imagina, desce Deus, desce Jesus, que é o próprio Deus, numa forma espiritual; chega aqui na terra e recebe um corpo físico, que agora está glorificado.  Porque  diz a Bíblia, corpo me fizeste [ [11] ], o corpo que foi feito foi este, este corpo de glória que Jesus vai levando Consigo para a Eternidade. E quando Ele ia sendo assunto aos céus, ia sendo elevado às alturas, depois da Sua ressurreição, havia possibilidade dos anjos não O adorarem, por que? Porque não o conheciam; eles viram Deus descendo em espírito e agora vai subindo com um corpo? E é por isso que diz ali o salmista, abri, portais eternos, para que entre o Rei da Glória! –– e todo aquele coro angelical pergunta, mas quem é este Rei da Glória? Quem é este Rei da Glória? Eles não O conheceram. Abri, portais eternos, para que entre o Rei da Glória; quem é este Rei da Glória? É o Senhor forte na batalha, é o Senhor dos Exércitos, Ele é o Rei da Glória! Os próprios anjos não O conheceram, porque desceu num corpo espiritual, e subiu com um corpo magnífico, humano, o corpo que nós vamos ter na Eternidade. Havia possibilidade dos próprios anjos não O adorarem, mas aqui está dito, que todos os seus anjos o adorem.

 

Onde Cristo está

Ainda quanto aos anjos, diz: Aquele que a seus anjos fez ventos, e aos seus ministros labareda de fogo, mas acerca do Filho: o teu trono, ó Deus, é para todo o sempre, e: Cetro de eqüidade é o cetro de seu reino. Ele é o Rei Eterno. Onde é que Jesus está depois que Ele cumpriu a Sua obra aqui na terra? Onde é que Jesus se encontra depois que retornou à Sua Glória? Ele está assentado no trono eterno, o trono que não teve começo, o trono que não tem fim, o trono em que, de eternidade a eternidade, estará sentado o Rei do Universo, este Jesus que é meu Jesus, este Jesus que é o nosso Salvador, é Ele que vai reinar eternamente, e nós temos a promessa de reinar com Ele, também! Glória ao Seu santo nome! Canalize a sua adoração a Cristo! Canalize o Seu louvor a Cristo! Acabe com essa história de andar adorando anjos, acabe com esse ímpeto de estar dando glória aos anjos, e de ficar eufórico quando alguém diz que os anjos estão presentes. Eles são espíritos ministradores, encarregados de ministrar em favor daqueles que vão herdar a salvação!

 

Muito bem. Diz aqui o versículo nove: Amaste a justiça, e odiaste a iniqüidade, por isso Deus, o teu Deus, te ungiu com o óleo da alegria, como a nenhum dos seus companheiros. Ainda: No princípio, Senhor, lançastes os fundamentos da terra, e os céus são obras das tuas mãos; eles perecerão; tu porém permaneces; sim, todos eles envelhecerão, qual vestes; também qual manto os enrolarás, e como vestes serão igualmente mudados; tu porém és o mesmo e os teus anos jamais terão fim. Quando o escritor de Hebreus está comparando aqui as coisas que foram criadas, você olha por exemplo para este céu magnífico, para os astros, para as estrelas, para as constelações, para todo este imenso universo, isto aqui nos diz que, não se sabe quanto, daqui há um bilhão de anos, não sei; daqui há um trilhão de anos, não sabemos; o que nós sabemos é que este universo, ele tem um fim. Ele vai ter um fim, vai sofrer uma mudança, alguma coisa vai acontecer com ele. Não sabemos quanto e nem quando. Mas diz aqui a Bíblia Sagrada que eles terão fim. Mas também diz a Bíblia, comparando tudo isso, que “Tu és o mesmo, e Teus anos jamais, jamais terão fim”. Tudo isto pode acabar, tudo isto pode se fragmentar, tudo isso pode se pulverizar e até dissolver, diluir, desaparecer, mas o Senhor Jesus permanece para sempre. De Eternidade a Eternidade, tu és Deus [ [12] ]. O que Deus tem pela frente, só estando com Ele para saber. Só convivendo com Ele eternamente é que nós iremos conhecer; mas Ele é Deus eterno, magnífico e poderoso.

 

O versículo treze ainda diz: Ora, a qual dos anjos jamais disse, assenta-te à minha direita até que eu ponha os teus inimigos por estrado dos teus pés. Não são todos eles espíritos ministradores, enviados para servir àqueles que hão de herdar a salvação? Até que eu coloque os teus inimigos por baixo dos teus pés. Irmãos, o que não falta para Deus é inimigos, sabe? O que não falta para Jesus Cristo é inimigo! O inimigo de Deus ataca em duas frentes principais, sabe quais são? A primeira frente que o inimigo ataca é a nação de Israel; e o segundo maior alvo que ele ataca, sabe qual é, que o inimigo ataca? É justamente a Sua Igreja, a Igreja do Senhor. Por que? Porque tanto Israel pertence a Deus como a Igreja pertence a Deus. E ele, sabendo que esses são os dois elementos principais que Deus tem aqui na terra, ele procura destruir. Eu quero que você saiba que os ataques que ocorrem no mundo contra Israel não são um ataque contra a nação ou o povo de Israel, isso daí é um estado beligerante contra Deus. Os homens estão lutando é contra Deus, não é contra Israel; e quando você vê os ataques terríveis contra a Igreja do Senhor na face da terra, não é apenas uma questão de atacar a instituição Igreja, é porque eles sabem que a Igreja pertence ao Senhor. Indiretamente estão atacando a Deus, porque diz a Palavra do Senhor que “aquele que tocar em um dos Meus pequeninos o está fazendo a Mim, também [ [13] ]”. Então o inimigo sabe que tocando na Igreja ele está tocando em Cristo, tocando em Israel, ele está tocando em Deus, também. É por isso que existe esse estado beligerante aqui na face da terra. Como diz a Bíblia: Ora, a qual dos anjos jamais disse, assenta-te à minha direita até que eu ponha os teus inimigos por estrado dos teus pés? Pois bem, vai chegar o dia em que todos os adversários, todos os inimigos, todos aqueles que se levantam contra Deus vão deixar de existir. Eles não sabem que estão lutando contra Alguém que não morre, contra Alguém que é invencível, eles não sabem que estão lutando contra Alguém que tem poder nos céus e na terra. Eles precisam entender isso; e nós que estamos aqui deste lado, pregando o Evangelho, anunciando a Palavra de Deus, sabemos perfeitamente por que é que isso acontece. Porque se estamos a Seu lado é que estamos do lado maior, estamos do lado do vencedor; e vai chegar o dia em que nem um inimigo de Deus  existirá. No final o próprio Satanás será lançado no lago de fogo, e o último inimigo a ser destruído há de ser a própria morte. Isso tudo são inimigos de Deus, inimigos da Sua obra.

 

Advertência

E se você está se colocando nesse momento como inimigo de Deus, eu quero que você saiba de uma coisa: se você continuar assim, daqui há alguns dias você vai deixar de existir. Porque diz aqui, Eu ponho os teus inimigos por estrado dos teus pés. Você sabe o que é estrado? É aquele piso. Pois bem. Isso tudo vai ficar debaixo dos pés Dele. Porque Ele será Rei sobre toda a terra.

 

Em síntese…

Então nós observamos aqui que este escritor, com muita habilidade, vai tirando essa idéia, esse conceito que existia envolvendo os anjos, com respeito àquele povo que havia aceitado Jesus como Salvador. E ele consegue remover esse conceito e colocar Cristo em seu lugar, que é superior aos anjos, superior a todas as coisas. E vem então o versículo catorze que nós vamos comentar logo em seguida para concluir a nossa mensagem.

 

…e concluindo

Muito bem. Eis o que registra o versículo catorze, deste capítulo primeiro: Não são todos eles espíritos ministradores, enviados para serviço a favor dos que hão de herdar a salvação? Então, meu querido irmão, fechando esse trecho, o escritor Aos Hebreus coloca aqui, no coração dos seus ouvintes daquela época, ou dos leitores desta epístola, esta declaração, mostrando quem são os anjos, quem são os seres angelicais. São justamente criaturas de Deus postas à disposição para servir os santos, ou seja, àqueles que hão de herdar a salvação. Se você é uma pessoa salva, alcançada pela graça de Deus, se você é uma pessoa que já foi redimida pelo sangue de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, se o seu nome está escrito na Glória, eu quero que você saiba nesse momento que o anjo do Senhor acampa ao seu redor para livrá-lo de todos os perigos da jornada [ [14] ]. É possível que muitos de nós continuemos vivos, não tenhamos morrido ainda, destruídos por um desabamento, por um acidente de veículo, de avião, ou por uma bala perdida, porque o anjo do Senhor que foi enviado para servir em favor daqueles que hão de herdar a salvação, ele nos tenha guardado. Você talvez não note como é que eles agem. Muitas vezes você parte para fazer uma coisa, aquilo não dá certo; porque ele sabia que aquilo era um precipício onde você iria se acabar, então ele intervém de maneira contrária, não apenas colocando a mão para guardar de uma bala, ou segurando um carro. Mas os próprios empreendimentos, em muitas coisas, para que você não se meta em enrascada, até transações que você vai fazer, que são destrutivas para a sua família, ele intervém; não é fazendo o negócio por você, não, mas é às vezes interferindo e mostrando para você: “olhe, isto aqui não vai dar certo!” O próprio Espírito do Senhor coloca isso no seu coração. Então eles são espíritos ministradores; e foram enviados para servir a mim e a você. Eles foram enviados do céu para nos guardar e nos proteger, para renovar as nossas forças; quantas vezes estamos com as nossas forças assim, quase caindo, desabando…

 

Testemunho pessoal

Lembro-me de certa semana, alguns anos atrás, que para mim foi acentuadamente corrida, extenuante, com pregações na rádio, reuniões à tarde, cerimônia na Prefeitura e na Câmara de Vereadores, com pregação do Evangelho; dali fui a Americana, para realizar o Seminário do Apocalipse; e quando chegou naquela hora, à noite, eu notei que minhas forças já estavam se esvaindo. Na hora que começou o louvor que precedia o culto, vi-me com uma grande vontade de sentar. Mas assim que esse desejo de sentar surgiu, as pernas meio doloridas, comecei a sentir uma renovação; em breve comecei a pregar, e o fiz das oito horas até as onze horas da noite, e não senti mais nenhuma canseira –– eles são ministros de Deus encarregados de sustentar aqueles que hão de herdar a salvação, louvado seja Deus! E por que adorá-los, se eles são servos de Deus a nosso serviço? Por que glorificá-los, se eles são servos do Deus Altíssimo a nosso favor e em nosso benefício? Nós temos que agradecer a Deus por enviar estes mensageiros para estarem presentes conosco em todos os momentos da nossa vida, quer seja no lar, quer seja no trânsito, quer seja na empresa, quer seja na igreja, quer seja onde for, eles estão sempre presentes, porque são espíritos ministradores, encarregados de ministrar em favor daqueles que hão de herdar a salvação. Se você é um herdeiro da salvação, você tem a proteção divina, os seres celestiais estão aí, perto de você. É isso que nós precisamos entender e compreender.

 

Uma recomendação muito séria

Agora, o que recomenda a Bíblia? Como foi que Deus disse para Josué, lá na presença Dele, naquela ocasião? “Olha, toma cuidado, anda em santidade, anda em pureza, porque o meu anjo vai na tua frente. Ele vai na tua frente.” Se você quer o anjo do Senhor na sua frente, abrindo caminho, ande em santidade. Ande em pureza, ande em procedimentos limpos, sabe por que? Porque o próprio pecado vai fazer uma separação entre você e este mestre amado, ou esse anjo que Deus mandou para a sua vida. Se você começar a proceder de forma errada, usando de falcatrua, cheque sem fundo, caloteiro, a primeira coisa que o anjo do Senhor faz, é sair do barco. Ele não vai assistir pessoas que não andam na companhia de Deus. Sem a santidade, sem a santificação, diz a Bíblia, ninguém verá a Deus [ [15] ]. Então, o anjo do Senhor está encarregado por Deus de servir a você enquanto você for herdeiro da salvação. Mas se você sai do barco, você vai começar a sentir que está só; vai perceber que não há ninguém para ajudá-lo. Por que? Porque eles não se mancomunam com pessoas que procedam fora da vontade de Deus. E, como diz a Bíblia, como podem dois andar juntos se não estiverem de acordo? [ [16] ] Se você não estiver de acordo com eles, que andam em santidade. Eles são santos, puros, não têm malícia. Você pode sair de casa e dizer: “Senhor, envia o teu anjo para guardar a minha esposa”. E pode deixar, porque ele não tem malícia, ele não vai adulterar com a sua mulher, absolutamente não, mas ele vai guardá-la em todos os momentos e em todos os sentidos. O anjo do Senhor não tem maldade, não; e não adianta você o convidar para fazer falcatruas, que ele não aceita; ele não aceita suborno. Ele aceita, sim, cumprir a vontade de Deus.

 

Anjos não contestam a vontade de Deus

Quando Jesus Cristo estava ensinando os discípulos a orar, Ele orientou-os a que orassem assim: “Que seja feita a Tua vontade aqui na terra, como esta vontade é feita no céu.” [ [17] ] A vontade aqui na terra é contestada, mas a vontade de Deus, no céu, não é contestada. Os anjos não contestam a vontade de Deus. Isso não quer dizer que eles não tenham livre arbítrio. Eles têm livre arbítrio, só que eles sabem que a vontade de Deus é boa, é perfeita e agradável [ [18] ], então eles não contestam, porque sabem que Deus faz as coisas certas. Eles sabem que Deus faz tudo certinho; então, meu querido irmão, ande em harmonia, ande em harmonia nesta pureza e nesta santidade, e você vai sentir sempre e sempre a presença destes seres poderosos enviados por Deus à sua vida para conduzi-lo e guardá-lo em todos os momentos da sua vida. Permita ser guiado, dirigido por eles, que são enviados por Deus para guardá-lo nesta caminhada. Glória a Deus!

[ [1] ] II Pedro 3:18.

[ [2] ] Gênesis 28:12.

[ [3] ] Gênesis 32:2.

[ [4] ] Hebreus 13:2.

[ [5] ] Gênesis 19:1-2, 12 etc..

[ [6] ] Colossenses 2:18.

[ [7] ] Josué 5:13-14.

[ [8] ] Deuteronômio 6:4.

[ [9] ] Salmos 90:2.

[ [10] ] Salmos 24:7.

[ [11] ] Hebreus 10:5, Salmos 40:6-8.

[ [12] ] Salmos 90:2.

[ [13] ] Mateus 25:40.

[ [14] ] Salmos 34:7.

[ [15] ] Hebreus 12:14.

[ [16] ] Amós 3:3.

[ [17] ] Mateus 6:10.

[ [18] ] Romanos 12:2.