19 3234 9317 ibicamp@ibicamp.com.br

O DESCANSO EM CRISTO

A Promessa da Terra Prometida

O tema desta mensagem é O Descanso em Cristo. E nossa meditação estará baseada no capítulo quatro da Epístola aos Hebreus, onde o versículo primeiro diz o seguinte: Temamos, portanto, que sendo-nos deixada a promessa de entrarmos no descanso de Deus, suceda parecer que algum de vós tenha falhado. Você sabe, através da Bíblia Sagrada, que uma das maiores promessas que o povo de Israel recebeu ao ser tirado da escravidão do Egito, foi justamente a de chegar à Terra Prometida, terra que mana leite e mel [ [1] ]. A terra que seria o descanso deste povo, que eles tomariam por posse depois de tirar dali os seus então habitantes. Esta promessa enchia o coração dos judeus. Esta esperança os impulsionava e lhes dava força para prosseguir. E estavam realmente em busca da Terra Prometida, do descanso que eles teriam de todas as suas tribulações de anos e anos, até séculos de escravidão.

 

Trinta e mais séculos depois, continua vigendo

Esta mesma esperança nós a temos hoje. Você, que foi tirado de um mundo pervertido, mau e cruel, você que foi liberto do peso do pecado e das misérias que se apresentam neste mundo, você que vivia subjugado pela escravidão em que se encontrava, até o momento em que aceitou Jesus como salvador e recebeu a promessa de caminhar em direção à Terra Prometida. E estamos caminhando em direção à terra da promessa. A terra que mana leite e mel, a terra onde Jesus está presente, onde Ele é o Rei dos reis e Senhor dos senhores, Aquele que diz para mim e para você que não é aqui o nosso descanso. Mas entre o querer e o realizar existe um espaço, há uma caminhada, encontra-se um deserto. Surgem dificuldades, problemas, existem realmente os atropelos para que você consiga o seu verdadeiro intento, que é o de chegar à Terra Prometida.

 

A Palavra, ontem, hoje e sempre

Mas o que nos mostra a Bíblia Sagrada, dando-nos o exemplo? Porque você sabe que toda a Bíblia foi escrita para o nosso ensino e para o nosso proveito. Nós tiramos lições do passado, aprendemos lições preciosas daquilo que aconteceu na vida dos personagens bíblicos; e estes exemplos servem muito para nós na atualidade. E aqui está justamente o que o escritor da Carta aos Hebreus está mostrando, para mim e para você, que estamos caminhando em direção à Terra Prometida. Pois diz ele, no versículo primeiro: Temamos, portanto, que sendo-nos deixada a promessa de entrar no descanso de Deus, suceda parecer que algum de vós tenha falhado. Olhe só: nós recebemos a promessa de entrar no descanso de Deus. Há um descanso para o povo de Deus, e assim há um descanso também para nós, que estamos marchando aqui. Mas o escritor da Carta aos Hebreus revela um temor muito grande, onde ele prevê que suceda parecer que algum de vós tenha falhado. A falha na caminhada, a falha na jornada, é possível? Sim, meu querido irmão, existem muitas possibilidades de você começar e não terminar, existem muitas possibilidades de você ter aceitado Cristo hoje como seu salvador e, no final das contas, você ainda se perder.

 

Fé e fidelidade tem a mesma raiz

Porque a Bíblia Sagrada mostra que a salvação que há em Cristo é condicional. Assim como a caminhada para Israel era uma caminhada condicional, a nossa jornada também é condicional. A Bíblia diz: Sê fiel até a morte e dar-te-ei a coroa da vida. [ [2] ] A Bíblia nos mostra que, se retroceder, a minha alma nele não tem prazer [ [3] ]. É o que diz a Escritura Sagrada. Alguns até dizem assim: “mas a Bíblia diz que aquele que vem a mim de maneira nenhuma eu lançarei fora [ [4] ]” –- de forma nenhuma Jesus joga ninguém fora, ou manda alguém fora; você pode sair perfeitamente da presença Dele, mas Ele não o manda embora. Mas você pode sair, você pode, porque você tem a sua autonomia, o seu livre arbítrio para isso. Mas o escritor tinha este temor, que as pessoas que estavam caminhando viessem a falhar na caminhada, como diz aqui o versículo dois: Porque também a nós foram anunciadas as boas-novas, como se deu com eles, mas a palavra que ouviram não lhes aproveitou, visto não ter sido acompanhada pela fé naqueles que a ouviram.

 

Ouça e pratique

Há um perigo muito grande: nós encontramos hoje centenas de pessoas que estão nas igrejas ouvindo o evangelho de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, por pregadores ungidos, pessoas comprometidas com a Palavra, pessoas que têm realmente um compromisso sincero com o ministério e com o Senhor; você está habituado a ouvir mensagens magníficas, mas o Senhor Jesus Cristo declarou certa ocasião, quando falou sobre aquele homem que edificou a sua casa sobre a areia. Disse Ele que aquele que ouve estas minhas palavras e não as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem insensato que edificou a sua casa sobre a areia, quando o veio o vento e bateu de ímpeto contra aquela casa, e ela caiu porque foi grande a sua ruína [ [5] ]. Precisamos ter um cuidado muito grande, queridos irmãos, para saber se a palavra que você tem recebido no seu coração tem sido acompanhada pela fé, pela confiança genuína, e se você realmente está vivendo e praticando aquilo que você está ouvindo. Ouvir e não praticar, isto não nos leva a canto nenhum. Ouvir a palavra e não praticar é edificar a casa sobre a areia, não tem solidez, não tem firmeza, não tem segurança, ela pode ruir a qualquer momento. Você que prega que não deve furtar [ [6] ], não furte; que não deve matar, não mate; que não deve adulterar, não adultere; porque pregar para não matar, não mentir, não adulterar, não roubar, não fazer falcatruas, e praticar essas coisas, isto aí é o ouvir e não praticar, e não é isso que a Bíblia requer de você. Ela quer que você seja ouvinte, mas que você também seja praticante da Palavra. Foi este o perigo que acompanhou os pais no deserto, como diz aqui o nosso escritor. Aqueles portanto, porque também a nós foram anunciadas as boas novas, como se deu com eles –– o mesmo que você está ouvindo, eles ouviram, depois que saíram do Egito –– mas a palavra que ouviram não lhes aproveitou. Não teve proveito. Por que? Porque não foi acompanhada pela fé naqueles que a ouviram.

 

A chave é crer

Irmão querido, se há uma coisa que Deus abomina, que Deus não aceita, que Deus não concorda, é que alguém duvide da Sua Palavra, transmitida pelos Seus profetas. Existe uma coisa que Deus abomina e é justamente isso, como nós vamos verificar aqui na continuação da meditação na nossa palavra. Pois veja o que diz o versículo três e seguintes: Nós, porém, que cremos, entramos no descanso, conforme Deus tem dito: Assim jurei na minha ira, não entrarão no meu descanso. Embora certamente as obras estivessem concluídas desde a fundação do mundo, porque em certo lugar, assim disse no tocante ao sétimo dia, e descansou Deus no sétimo dia, de todas as obras que fizera, e novamente, no mesmo lugar, não entrarão no meu descanso. Olhe bem: você está entendendo aqui? Nós, porém, que cremos, entramos no descanso, conforme Deus tem dito.

 

A busca e a conquista

E você me pergunta neste momento, “mas Pastor Jorge Valle, que descanso é esse que a Bíblia está falando?” Nós que cremos, entramos nesse descanso. Você sabe que existia uma promessa para o povo judeu, de entrar na Terra Prometida, onde eles descansariam. Mas você se lembra que eles teriam de conquistar a terra prometida, tirar dali os cananeus, fereseus, jebuseus, girgaseus, todos habitantes daquela terra, que eram mestres na idolatria, que não tinham nada com Deus, viviam num paganismo cruel, num sistema de sacrifícios humanos –– e aquilo era totalmente abominável, era um cancro na terra. Aquele povo não poderia continuar naquela mesma situação. O povo de Israel teria de conquistar aquele terreno, habitar naquela área e descansar. Quando o Senhor nos tirou do mundo, quando Ele salvou a sua vida e a minha, Ele também nos deu o direito de conquistar certo terreno que se chama o terreno da santidade.

 

A Bíblia afirma que nós, que cremos, entramos neste descanso. E você pergunta: “Mas que descanso é este que nós já entramos? Que descanso é esse em que nós nos encontramos?” Basta que você, que é crente, comece a meditar neste momento em quem você era. Você se lembra que antes de aceitar Jesus como seu Salvador pessoal, você corria de um lado para outro, em busca de um refrigério para a sua alma; a sua alma tinha uma sede tremenda, ela buscava em qualquer lugar que se falasse que ali haveria solução para os seus problemas e para os seus pecados, e você corria para o espiritismo. Chegava lá e cansava. Você corria para o espiritismo, e quando chegava, via que não era aquilo, mesmo. Você corria para as religiões da terra; ia atrás, fazia promessas, buscava isso e aquilo, e depois descobria que não era aquilo; você se enfadava, cansava, caía, porque não tinha mais condições.

 

Como escreveu o profeta Isaías [ [7] ]: os jovens se cansam, correm e se cansam; fatigam-se e caem, porque andam correndo em busca de coisas que não levam a lugar nenhum. Buscam na religião, nos prazeres desta vida, nos vícios e nas drogas e entorpecentes, buscam nos grupos de violência, em torno da fama desta vida e dos prazeres que o mundo lhes apresenta. E as pessoas estão correndo; mas correndo, buscando, porque querem, porque desejam, e daqui há pouco você vai ver as pessoas caídas de canseira, de enfado –– porque buscam uma coisa que jamais lhes saciará a sede que existe na alma. Todos temos em nós um lugar que pertence a Deus; e enquanto este lugar não é preenchido, os homens correm de um lado para outro, em busca de alguma coisa que pensam que aquilo vai lhes saciar a sede. Quantas pessoas não passam a noite na farra, numa mesa de bar, bebendo na companhia de colegas, gastando o dinheiro do pão dos filhos, o calçar e o vestir das crianças de casa; que pegam o seu dinheiro, conseguido com cuidado, com suor, e vai para a mesa do traficante, comprar as drogas, aplicar o seu dinheiro naquilo que não é pão [ [8] ]. Existem aqueles que deixam o seu lar e vão gastar dinheiro com prostitutas, e outras coisas mais; existem ainda aqueles que, em lugar de comprar uma boa literatura, para edificar a sua alma, vão se alimentar com revistas imorais, filmes obscenos, e estas pessoas estão pensando que podem saciar esta sede da alma com estas coisas. Mas eu digo que as pessoas correm, cansam, e se fatigam, e caem. Mas diz Isaías [ [9] ]: porém aqueles que esperam no Senhor renovarão as suas forças, subirão com asas, como águias, correrão e não se cansarão, subirão e não se fatigarão. É justamente o que disse aqui o nosso escritor: nós, porém, que cremos, entramos neste descanso. Que descanso é este?

 

Só Cristo satisfaz

É quando você tem um encontro real com nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo; nesta hora que você se rende ao pé da cruz, neste momento que você se achega ao Calvário, e ali você recebe o perdão que vem de Deus, e tem os seus pecados purificados. Você se levanta dali leve, e suave, porque Jesus é quem convida, dizendo, vinde a mim todos vós que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei [ [10] ], é somente Jesus Cristo que pode aliviar esta carga, este peso horrível, que você carrega sobre os seus ombros. Somente Ele é que diz que o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve [ [11] ]. O jugo, a cangalha que Satanás coloca no pescoço das pessoas é um peso cruel que o homem tem de carregar. O elemento pratica as coisas que não quer, mas é obrigado a fazer. O sujeito muitas vezes diz assim, “eu não quero mais beber!”, e dali há pouco ele está com a garrafa de cachaça debaixo do braço e bebendo de qualquer maneira. Muitas vezes diz “eu não quero mais fumar!”, mas você sabe que quem comete pecado é escravo do pecado, e o escravo não tem liberdade; assim como o viciado é um escravo da bebida, da droga, do cigarro, ou daquilo que ele pratica –– mas quando você chega ao encontro de Jesus, que maravilha, que preciosidade! A primeira coisa que acontece quando o homem tem um encontro com Jesus Cristo, a primeira coisa que sucede é justamente ter os seus pecados perdoados, todo aquele seu passado formativo, tudo aquilo que o levava a uma condenação eterna, tudo aquilo que o credenciava a ir para o inferno, tudo aquilo cai por terra. É como se o Senhor pegasse aquela relação inteira e cravasse na cruz do Calvário, dizendo, “e agora, nenhuma condenação há para aqueles que estão em Cristo Jesus [ [12] ]!” Louvado seja Deus, não existe mais nenhuma condenação para aqueles que estão em Cristo Jesus, é o que diz a Bíblia Sagrada.

 

Assim, no momento em que o homem aceita Jesus como salvador, o peso do pecado cai; em segundo lugar, o Senhor Jesus dá um companheiro amigo que vai andar com você todo o tempo, que é a presença magnífica do Espírito Santo em sua vida. A partir desse momento você preenche o vazio que estava no seu coração e você não precisa mais correr atrás da religião, atrás do espiritismo, atrás de qualquer outra coisa nesta vida; você não precisa mais correr atrás de formalismo, de boas obras, para preencher aquele vazio que de forma alguma podia ser alcançado, por que? Porque Jesus é suficiente. Quando Ele preenche esse espaço, diz aqui a Bíblia, nós que cremos, entramos nesse descanso. É a coisa mais difícil na vida você ver uma pessoa que aceita Jesus como Salvador, que tem os seus pecados perdoados, é a coisa mais difícil você ver um autêntico cristão andar correndo atrás disso, daquilo e daquilo outro, fazendo terço-novena e promessas, e caminhadas, e outras coisas mais; você não vê, por que? Porque ele encontrou Jesus, ele entrou no descanso, não precisa de mais nada, glorificado seja o nome do Senhor para sempre! É possível que você, que esteja lendo estas páginas, sentado na sua poltrona, em sua casa, ou até mesmo no seu escritório, é possível que você possa dizer nesse momento: “eu de fato estou indo atrás de alguma coisa, que eu penso que vai preencher este espaço vazio no meu coração”. Aí você pára para refletir sobre esta palavra, e pode crer que somente Jesus pode preencher esse vazio: Ele pode fazer isso ainda hoje mesmo na sua vida! Glorificado seja o nome do Senhor para sempre.

 

Quem vai e quem não vai entrar no descanso

Voltando à Palavra, diz aqui o escritor: Nós, porém, que cremos, entramos no descanso, conforme Deus tem dito: Assim jurei na minha ira, não entrarão no meu descanso, embora certamente as obras estivessem concluídas desde a fundação do mundo. Porque em certo lugar assim disse, no tocante ao sétimo dia: E descansou Deus no sétimo dia, de todas as obras que fizera. E novamente, no mesmo lugar: Não entrarão no meu descanso. Não entrarão no meu descanso. No salmo noventa e cinco, versículo onze, e em Gênesis, capítulo dois e versículo dois, nós encontramos o descanso de Deus, descansou Deus no sétimo dia. Você sabe que Deus fez todas as coisas em sete dias, e depois descansou das suas obras. Mas você se lembra que, com a queda do homem, Deus suspendeu o seu descanso, pois Jesus declara “meu Pai trabalha até hoje, e eu também trabalho”. Então nós observamos aqui: E novamente, no mesmo lugar, não entrarão no meu descanso. Não entrarão. Lá no versículo três: nós porém, que cremos, entramos. E aqui diz que não entrarão no meu descanso. Quem é que não vai entrar no descanso de Deus? Quem é que não vai entrar no descanso do Senhor? Lendo mais adiante o versículo seis, diz assim: Visto portanto que resta entrarem alguns nele, e que por causa da desobediência, não entraram, aqueles aos quais anteriormente foram anunciadas as boas-novas, de novo determina certo dia, hoje, falando por Davi, muito tempo depois, segundo antes fora declarado, hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais o vosso coração, ora, se Josué lhes houvesse dado descanso, não falaria posteriormente a respeito de outro dia, portanto, resta um repouso para o povo de Deus. Você está entendendo o que a Bíblia Sagrada está declarando para nós que estamos aqui? Visto portanto que restam entrarem alguns nele, e que por causa da desobediência, não entraram, aqueles aos quais anteriormente foram anunciadas as boas-novas.

 

A primeira rejeição da promessa

Você está lembrado que na trajetória do Egito até a Terra Prometida, nesse ínterim, nessa trajetória, havia um deserto, e você se recorda que antes que eles entrassem na Terra Prometida, Deus havia mandado doze espias para olhar a Terra Prometida, e esses doze homens voltaram, dois deles trazendo um relatório positivo, e dez deles trazendo um relatório negativo, pessimista, que fizeram o povo gemer e chorar. Porque o relatório deles dizia que os homens da terra eram verdadeiros gigantes, e “nós como gafanhotos aos seus olhos” [ [13] ]. A incredulidade faz com que os problemas se agigantem, de modo que você só vê as coisas que o ameaçam; a incredulidade toma conta do seu coração e você começa a sentir medo e pavor; o gigante triplica de tamanho e o problema fica numa dimensão incrível na sua vida! E foi justamente isso que aqueles homens viram. Eles não puderam ter aquela mesma visão que o Rei Davi teve, quando se defrontou com o gigante; os soldados diziam que “o gigante Golias é tão grande que vai matar a todos nós”. Davi porém dizia: “esse gigante é tão grande que eu não posso errar o alvo!” É justamente esta ótica que nós temos que mudar! É esta postura que nós temos de olhar as coisas como absurdas, como impossíveis, que não vê a solução, que não permite observar que por trás de tudo existe um Deus que é maior do que os problemas e as dificuldades; e este povo, ele descreu de Deus. Não acreditou no Senhor; eles simplesmente viveram, naquele momento, numa situação pensando nos problemas e nas dificuldades e assim não puderam, de forma nenhuma, entrar na Terra Prometida. Por que? Porque olharam os problemas com tanta dimensão, numa dimensão tão alta, tão enorme, tão agigantada, que eles não podiam ver a solução que estava em Deus. Eles vêem somente os problemas –– só viram os problemas. É isto que a raça humana vê: problema, dificuldade.

 

Amado leitor, você sabe que estamos no meio de um mundo violento; mas se você não assistisse tanto o programa da “Cidade Alerta”, se você não lesse tanto a página policial do jornal, você não ficaria observando os problemas que existem no mundo como se fossem até maiores do que Deus. Mas quando você começa a ler a Bíblia, quando você passa a prestar atenção na Escritura, a ouvir o Evangelho, em lugar de ouvir “Cidade Alerta”, você vai entender que Deus é maior do que os problemas, que não existe dificuldade para Ele, que Ele está no controle da situação, que não há nada que fuja ao seu controle e ao seu conhecimento. Glorificado seja o nome do Senhor para sempre! Foi isto que deixou o povo prostrado no deserto!

 

O próximo descanso é a glória eternal

Muito bem. Aqui no capítulo quatro, o versículo sete diz ainda: Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais os vossos corações; e diz o versículo nove: Portanto resta um repouso para o povo de Deus, resta um repouso para o povo de Deus. Porque aquele que entrou no descanso de Deus, também ele mesmo descansou das suas obras, como Deus das Suas. E temos aqui naturalmente uma orientação, esforcemo-nos pois, por entrar naquele descanso, a fim de que ninguém caia segundo o mesmo exemplo da desobediência; esforcemo-nos, pois, por entrar naquele descanso. Então, querido, você que já é crente, que já aceitou Jesus como seu salvador pessoal, diz aqui a Bíblia que independentemente do descanso que você tem na pessoa bendita de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, Ele que perdoou todos os seus pecados, Ele que purificou a sua vida de toda a iniqüidade, Ele que lhe deu o descanso que você precisava, pois você parou de correr de um lado para outro, Ele mostra aqui que ainda existe um descanso para o povo de Deus. E isto quer dizer que, independentemente do descanso que nós temos agora, ao ter encontrado Jesus como nosso Salvador pessoal, existe ainda um descanso pela frente. Existe ainda uma vida eterna, onde estaremos distantes deste mundo de lutas e de sofrimento, onde estaremos longe deste mundo das tentações e das misérias desta vida, existe um descanso eterno preparado para o povo de Deus, e esta é a glória que nós vamos obter ao partir aqui deste mundo, ou individualmente, com a morte, ou coletivamente, quando toda a Igreja for arrebatada, para a glória do Senhor.

 

Desobediência é incredulidade

Existe um descanso, e diz aqui o escritor, esforcemo-nos pois, por entrar naquele descanso, a fim de que ninguém caia segundo o mesmo exemplo de desobediência. Que exemplo de desobediência? Foi justamente a incredulidade que deixou aquela grande quantidade de homens no deserto, que pereceram ali durante o espaço de quarenta anos e não entraram na Terra Prometida. Não entraram por causa da incredulidade, não entraram porque não creram no poder grandioso de um Deus que estava a conduzi-los para a Terra Prometida. A incredulidade é um pecado que deixará milhões de pessoas do lado de fora. Significa não crer no poder e na salvação que somente o Senhor pode dar. A incredulidade é, na realidade, uma blasfêmia contra Deus; porque, se existe uma coisa que Deus não aceita, é que alguém descreia daquilo que Ele diz e daquilo que Ele faz. Portanto, diz aqui a Bíblia, esforcemo-nos pois por entrar naquele descanso, a fim de que ninguém caia, segundo o mesmo exemplo de desobediência. Porque a Palavra de Deus é viva, e eficaz, é mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir a alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração [ [14] ]. Você está notando aqui o alcance da Palavra? Ou seja, de Deus ninguém zomba  [ [15] ]! Você pode até não verbalizar aquilo que você acha que merece descrer, mas Deus vê, e através da Sua Palavra, Ele vai buscar lá no seu íntimo, na divisão mais interior do ser humano, Ele vai verificar o que é que acontece lá, porque a Palavra de Deus penetra o maior recôndito do coração do homem, no mais íntimo, no mais interior da sua mente. A Palavra de Deus penetra, e sabe quem é sincero e quem não é. Ela sabe que pode perfeitamente modificar o seu pensamento, assim como você pode endurecer e não querer; mas não é isso que o Senhor quer. Ele simplesmente diz para você, “portanto resta um repouso para o povo de Deus; e hoje, se ouvir a sua voz, não endureça o seu coração”, não endureça; você endurece se quiser, mas a Palavra de Deus pode penetrar e chegar lá no seu interior. E diz a Bíblia que ela é viva e produz efeito. A Bíblia produz o efeito desejado, para o qual foi enviada. Ela está sendo enviada hoje ao seu coração. Ela tem poder extraordinário sobre a sua vida, basta que você abra, e deseje, e queira, e diga, “Senhor Jesus, hoje eu Te recebo como meu salvador pessoal, porque eu quero entrar no Teu descanso, não somente aqui na terra, mas em toda a eternidade”.

 

Não há como se esconder de Deus

E diz o versículo treze: E não há criatura que não seja manifesta na sua presença. Pelo contrário, todas as coisas estão descobertas e patentes, aos olhos daquele a quem temos de prestar contas. Deus conhece. Um dos atributos de Deus, sabe qual é? Onisciência. Sabe o que é onisciência divina? Significa que Ele sabe de todas as coisas. Inclusive o que você está pensando neste exato momento, quanto mais aquilo que você faz, aquilo que você já fez e aquilo que você vai fazer. Ele sabe todas as coisas. De Deus não se zomba. Ninguém pode enganar a Deus. Você pode enganar a sua esposa, o seu marido, o seu patrão, o seu pastor, você pode enganar quem você quiser, mas Deus, não adianta. Não adianta você querer apresentar uma face de um jeito, para o mundo, se Deus vê que por trás dessa sua máscara está a autêntica carantonha que se acha ali dentro. Você pode apresentar uma face, mas Deus sabe a máscara que você usa. Então, não tem quem se esconda da presença Dele. É o que a Bíblia está dizendo aqui, não há criatura que não seja manifesta na sua presença. Não há criatura. Ou seja, é inútil querer se esconder atrás da religião, do formalismo, das boas obras, de uma face boa, agradável, uma face caridosa, querer se esconder atrás de uma capa da religiosidade e mostrar uma piedade para que o mundo veja quem você é, “como nós somos piedosos”… Diz aqui a Bíblia, não há criatura que não seja manifesta na sua presença. Pelo contrário, todas as coisas estão descobertas e patente aos olhos daquele a quem temos de prestar contas.

 

Erguendo os olhos do livro, o que é que você está vendo neste momento na sua frente, hein? Você que está aí na sua sala. Você pode estar vendo a sua esposa neste momento. A esposa pode estar vendo o marido e um filho. Vocês podem estar observando a mobília da casa. Você pode até neste momento estar passando a mão na cabeça do seu filho e dizer, “filho o pai ama você, minha esposa, eu lhe sou fiel”. Deus sabe se há sinceridade nisto. Deus sabe perfeitamente para onde você vai ao sair daí. Deus sabe todas as coisas. Mas uma informação eu tenho de lhe dar: Ele não anda atrás de você com um chicote na mão, com uma espada para feri-lo; Deus não anda com a mão fechada para lhe desferir um soco na hora que você errar, não. Sabe por que Ele acompanha você?

 

Quem habita conosco?

Como diz o capítulo catorze do Evangelho de São João, o Espírito da verdade, que o mundo não conhece, mas vós o conheceis, porque Ele habita convosco e estará em vós. E diz a Bíblia que é Ele que convence o homem do pecado, da justiça e do juízo [ [16] ]. O amor de Deus por você é tão grande que Ele o acompanha no sentido de convencê-lo da situação pecaminosa que você vive. E você sabe como é que ele procura convencer? Ele já o convenceu dezenas e milhares de vezes na vida; você talvez não entendeu ainda como é que Ele o tenta convencer, e eu duvido, meu irmão, eu duvido, meu amigo, que você ao fazer uma coisa errada, você ao fazer uma coisa que não esteja correta, ao cometer uma traição, ao fazer uma falcatrua, eu duvido que você não sinta alguma coisa diferente. Você sabe perfeitamente que está fazendo uma coisa errada. E você sabe quem é que está comunicando que a coisa está errada, sabe? Sabe quem é? É a presença Dele. Não que Ele esteja fazendo isso para o condenar; mas Ele quer propiciar ao seu coração este arrependimento, para que você reconheça a sua falha e retorne aos braços Dele, onde Ele está esperando, de braços abertos. Ele não pode obrigá-lo a se arrepender. Arrepender-se, isto compete a você! Compete a você querer o perdão de Deus. Ele não vai obrigá-lo; Ele vai simplesmente lhe mostrar a vida errada que você vive! Ele pode mostrar-lhe a situação degradante em que você está. Eu duvido que você, ao cometer um deslize na sua vida familiar, sair da sua casa e deixar a sua esposa para praticar o adultério lá fora, duvido que você saia alegre, feliz, satisfeito; eu duvido que você saía para fazer um roubo ou um assalto, e saia alegre; você sai, mas sai sabendo que está praticando alguma coisa errada –– e quem é que está lhe falando sobre isto? É a presença Dele em sua vida. Ele não está aí do seu lado para matá-lo. Ele não está aí do seu lado para massacrá-lo. Não, Ele está justamente perto de você, dizendo: “venha a Mim, Meu filho, venha a Mim, você que está cansado, e sobrecarregado, e Eu o aliviarei; Eu estou aqui pronto para perdoar os seus pecados, purificar a sua vida e fazer de você uma nova criatura; Eu estou disposto, já paguei um preço por você, e estou disposto a estar consigo até a consumação dos séculos”. Basta que você, neste momento, reconheça a situação que você vive; basta que você saiba disso, porque, se você continuar como está, duas coisas vão acontecer: aquilo que você semeia, isso você ceifa.

 

Arrepender-se, não endurecer o coração e voltar

Ou seja, Deus o quer livrar das piores conseqüências da vida. Você jamais verá um ladrão que viva tranqüilo neste mundo. Deus quer livrá-lo de uma bala, Deus quer livrá-lo de alguém que venha contra você e lhe bata e espanque ou leve para um hospital, ou até mesmo para o cemitério. Deus quer livrá-lo desse sofrimento, e é por isso que Ele lhe propicia este arrependimento. E a segunda forma como Deus propicia o arrependimento é porque Ele não quer que você vá para o inferno. Diz a Bíblia que o inferno foi preparado para o diabo e os seus anjos [ [17] ]. Mas Ele não quer que você vá. Você vai para lá se você quiser. Não que o inferno tenha sido feito para você. Mas se você escolher ir para lá, você sabe que o castigo vai ser eterno. Então, como diz aqui a Bíblia: Não há criatura que não seja manifesta na sua presença. Pelo contrário, todas as coisas estão descobertas e patentes aos olhos daqueles a quem temos de prestar contas –- todas as coisas, ninguém se esconde da presença de Deus, ninguém faz nada que Deus não veja. Na Sua onisciência e na Sua onipresença, Ele sabe de tudo e Ele está em todos os lugares, até mesmo naquele lugar escuso em que você entra. Ele está ali presente para propiciar a você o arrependimento, para que você volte aos braços do Pai, e receba Jesus como Salvador, e se livre da ira vindoura, e seja prostrado no caminho em que você está. O amor Dele é tão grande que o trouxe para as páginas deste livro, hoje. E aquele que ouvir a Sua voz, como diz o versículo sete, hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais os vossos corações –– não endureça, amigo. Jesus Cristo ama você, Jesus Cristo o chama, Ele quer o seu bem estar e a sua felicidade. Ele não quer que você sofra, mas que você tenha o perdão e a gloriosa paz que vem do céu, para a sua vida.

 

Ore, e descanse na Providência de Deus

Eu quero orar nesse momento por você. Melhor: eu gostaria de orar neste momento com você, você que já descobriu que somente existe uma solução, e esta solução está em Jesus Cristo; e você já observou que não existe outra salvação, a não ser em Jesus Cristo. Assim, você, nesta hora, resolve então recebê-lo como seu Salvador pessoal. Basta que você abra o coração e diga: “Jesus, eu Te recebo neste momento, como meu salvador pessoal. Perdoa os meus pecados, e recebe-me como Teu filho, de hoje e para todo o sempre!” –- Pai de amor, recebe neste momento este nosso leitor, ó Pai; que a Tua salvação esteja sobre ele agora, em nome de Jesus! Amém.

[ [1] ] Êxodo 3:8, primeira de muitas vezes que a expressão aparece em vários livros do Antigo Testamento.

[ [2] ] Ap 2:10f.

[ [3] ] Hb 10:38f.

[ [4] ] Jo 6:37.

[ [5] ] Mt 7:26-27.

[ [6] ] Rm 2:21-23.

[ [7] ] Is 40:30.

[ [8] ] Is 55:2.

[ [9] ] Is 40:31.

[ [10] ] Mt 10:28.

[ [11] ] Mt 10:30.

[ [12] ] Rm 8:1.

[ [13] ] Nm 13:33.

[ [14] ] Hb 4:12.

[ [15] ] Gl 6:7.

[ [16] ] Jo 16:8.

[ [17] ] Mt 25:41.