19 3234 9317 ibicamp@ibicamp.com.br

A CASA VARRIDA

Introdução: A CASA QUE FICOU LIMPA

O foco desta meditação está baseado no capítulo onze, versículos vinte e quatro a vinte e seis, do Evangelho escrito por São Lucas. Assim diz a Palavra do Senhor nesse trecho: Quando o espírito imundo sai do homem, anda por lugares áridos, procurando repouso; e, não o achando, diz: Voltarei para minha casa donde saí. E, tendo voltado, a encontra varrida e ornamentada. Então vai, e leva consigo outros sete espíritos, piores do que ele; e, entrando, habitam ali; e o último estado daquele homem se torna pior do que o primeiro. Que Deus, na sua infinita misericórdia, nos faça entender a Sua palavra como ela é.

Quem não gosta de uma casa limpinha, hein? Quem não gosta de uma casa bem mobiliada e bem arrumada? Eu creio que todos nós apreciamos, porque isso faz parte da saúde, da higiene, faz parte do bem estar familiar e social. Pois ao longo das páginas deste capítulo trataremos de um assunto realmente interessante, extraído da passagem transcrita. Uma das coisas que me atrai a atenção para este texto bíblico é justamente o versículo que diz e, tendo voltado, encontra a casa varrida e ornamentada –– encontra a casa limpa, limpinha. Quando começamos a analisar este texto, devemos observar que a palavra casa está se referindo ao sentido espiritual. Em outras passagens encontramos a Bíblia dizendo que você e eu somos templo do Espírito Santo, cada homem é a habitação de Deus [ [1] ]. Assim, o crente é naturalmente a morada onde Cristo está presente. Então, neste texto bíblico, trata-se de uma alusão ao ser humano; e quando a Bíblia diz que, voltando encontra a casa varrida, e ornamentada, isto significa dizer que esse espírito um dia esteve morando nessa casa porque, para ele voltar, é sinal que já habitou nessa casa. Mas o que fez com que ele saísse, que fosse embora? É justamente o que ocorre, em primeiro lugar, quando uma pessoa aceita a Jesus como o seu Salvador pessoal.

O coração do homem tem um inquilino

Observe que a Bíblia afirma que o mundo jaz no maligno [ [2] ]. Jesus, em certa ocasião, falando aos fariseus, disse: vocês têm como pai o diabo, e querem fazer os seus desígnios [ [3] ]. E se o mundo jaz no maligno, e se os homens têm o diabo como pai, significa que Satanás, através desses espíritos malignos, habita no coração do homem. E são esses espíritos que habitam no homem que o impulsionam ao pecado, à miséria, a uma vida degradante, de vícios, de tudo aquilo que não presta –– é justamente isso que o homem sem Deus pratica: ele mente, faz as suas falcatruas, procura dar suas escapadinhas, enfim, esse é o papel do homem sem Deus! Por que?

Porque, infelizmente, existe um espírito maligno que habita no seu coração e domina a sua vida, e faz com que proceda dessa forma. Quando tal pessoa ouve falar de Cristo, de Deus, de igreja, esse intruso pula para fora, porque estas coisas são antagônicas a este habitante que está morando no coração do homem.

O que expulsa esse intruso

Mas quando o poder de Deus, que é superior a qualquer outra coisa, através da Sua Palavra, utilizando os seus mensageiros, chega até o coração de um pecador, no momento em que ele é convencido, abre o seu coração e aceita Jesus como Salvador. Quando isso acontece,  imediatamente o espírito se afasta, bate em retirada, vai embora; e, em indo embora, praticamente aquela casa fica limpa, porque aquele espírito imundo, que trazia toda a nojeira para a vida e o coração daquela pessoa, crimes, adultério, roubo, violência, drogas, vícios, tudo isso sai juntamente com ele: porque entra no coração do homem o processo de santificação e purificação, e todas essas coisas vão sendo varridas e tiradas do coração do homem. E então fica com o seu coração limpo. E aquele espírito maligno, afugentado, esse bate em retirada!

Que pode voltar

Mas prosseguindo no trecho bíblico, vemos que, quando o espírito imundo sai do homem, vai e anda por lugares áridos, procurando repouso. como não o encontra, diz, “voltarei para a minha casa, de onde saí”; e, retornando, encontra-a varrida e ornamentada. O que nos chama a atenção aqui é justamente isto: quando este espírito maligno retorna, encontra a casa varrida e ornamentada. Mas o que fez com que esse espírito encontrasse a casa varrida e ornamentada? Sabe o que acontece? Quando esse espírito maligno foi expulso da vida do homem, não houve o cuidado necessário de preencher o espaço que ocupava, de mobiliar a casa, de colocar coisas boas em seu interior.

A quem cabe zelar

É justamente este cuidado que todos nós precisamos ter, principalmente e sobretudo, que todo o evangelista precisa ter: não é apenas a questão de você ganhar almas para Jesus e ficar muito contente e limitar-se a dizer, “hoje eu ganhei cinco almas para Jesus, ou ganhei dez pessoas para Jesus!” Não, meu querido irmão, não! Quando uma mulher dá à luz uma criança, ela cuida dessa criança, amamenta-a, zela por sua higiene e bem-estar, tudo com grande amor. Enfim, quem gera, cuida; e é o que acontece quando ganhamos uma alma para Cristo, ou seja, geramos um novo nascimento. Naquele momento o espírito que estava em sua vida foi embora, mas não é somente este o papel que nos compete realizar. Temos agora que procurar mobiliar essa casa, encher o espaço vazio que ficou –– porque, se não preenchermos o local, aquele espírito vai voltar, trazendo consigo sete espíritos ainda piores do que ele. E afirma a Bíblia que o estado daquele homem será pior do que o primeiro. Lógico, se com apenas um espírito maligno na vida já era um enorme problema, imagine agora com oito, hein? Ele e mais sete que trouxe consigo…! Você pode calcular o que isto significa?

Neste momento talvez você pergunte para mim: “Pastor Jorge Valle, nós temos feito isto, temos ganho vidas para Cristo, temos trazido as pessoas do mundo; mas será que estamos acertando no cuidado de preencher aquele espaço? Estamos tendo o cuidado de mobiliar esta casa que está vazia agora? O que é que falta, o que é que nós precisamos fazer?”

O fato real que passo a descrever passou-se há alguns meses. O irmão André, um dos colaboradores do nosso Instituto Bíblico, o ibicamp, encaminhou certa pessoa que precisava de recuperação para o desafio jovem, do irmão Carlos Veríssimo, aqui em Campinas. Assim que recebeu a pessoa, o irmão Carlos Veríssimo disse, com máxima seriedade: “Verifique bem se é isto que você quer; analise agora e bem direitinho se você realmente deseja se recuperar e se é aqui mesmo que você o deseja fazer; porque é bom que você renuncie agora, ou volte, porque depois que você conhecer a verdade, e que o espírito que ora o atormenta sair da sua vida, caso você não permaneça fiel,  saiba que vai retornar, e vai retornar muito pior do que era, porque virá trazendo consigo outros sete espíritos imundos.”

O melhor zelo é a ocupação

Muito bem, é justamente esta orientação que precisamos dar preliminarmente; porém o que precisamos fazer em seguida é exatamente preencher o espaço vazio que foi deixado pelo espírito que bateu em retirada. Você me pergunta então, neste momento: “Mas Pastor Jorge, como é que nós podemos fazer com que uma pessoa mobilie adequadamente a sua casa espiritual e preencha os espaços vazios da forma certa?”

I – O Espírito

Quero mostrar para você aqui, em primeiro lugar, como é que podemos preencher esse espaço que se encontra na vida das pessoas que aceitaram Jesus como Salvador. A primeira mobília que você precisa colocar nessa casa, está no capítulo cinco de Efésios, versículo dezoito. Diz a Bíblia: e não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito. Encha-se do Espírito! Quando a pessoa que você conduziu aos pés de Cristo é levada a se encher da presença do Espírito Santo, o Espírito Santo vai preencher aquele espaço vazio, vai tomar conta de cada partícula da vida dessa pessoa que acabou de aceitar Jesus como seu Salvador. Porque a Bíblia Sagrada afirma que nós somos o templo do Espírito Santo; e se o Espírito Santo passa a fazer morada no coração do homem, Ele preenche todo o espaço vazio.

Então a casa deixou de estar vazia, porque já conta com um novo inquilino: tem agora a presença do Espírito Santo, a presença da Trindade. Passa a ser ocupada portanto por esse novo inquilino, maravilhoso e sublime, que vai dar força, poder e autoridade para essa pessoa, colocando-a e mantendo-a em pé. Porque dali há pouco aquele mesmo espírito maligno vai retornar, e as tribulações serão grandes. As dificuldades que o novo convertido enfrenta são horríveis. É coisa mais difícil ver uma pessoa aceitar Jesus e não passar por problemas ou dificuldades. Por que isso acontece? Porque aquele antigo inquilino quer retornar à sua casa, quer arrombar a porta e tentará usar toda a artimanha possível para poder entrar; mas se a casa está ocupada, se estão preenchidos os espaços, ele não terá mais condições de entrar, eis que a presença do Senhor manterá à distância qualquer espírito maligno que esteja tentando entrar na sua ou em qualquer vida. Portanto, como está em Efésios, enchei-vos do Espírito! Encha-se do Espírito!

Quem se enche do Espírito muda a sua forma de falar: a linguagem que vem para a sua vida agora, leva o homem a entoar cânticos espirituais, salmodiar, a amar o próximo. Este novo habitante da sua vida leva-o realmente a uma vida de vitórias, a uma vida plena, a uma vida abundante! Glorificado seja o nome do Senhor para sempre.

II – A Palavra

Então, em primeiro lugar, leve a pessoa recém-convertida a se encher do Espírito Santo. Em segundo lugar, leiamos em Romanos, no capítulo dez, versículo dezessete, o que nos diz a Palavra de Deus: E assim a fé vem pelo ouvir e o ouvir a Palavra de Deus [ [4] ] –– e assim a fé vem pela pregação e a pregação pela palavra de Cristo. A segunda coisa que precisamos levar às pessoas que ajudamos a converter é que se encham da Palavra de Deus. E cada pessoa, depois de ser cheia da Palavra de Deus, o que vem através de uma leitura bíblica, de estudos da Bíblia, dos ensinos bíblicos numa igreja, das mensagens proferidas pelos servos de Deus, dos testemunhos que são dados, de pessoas que foram libertas, pelo poder do nome do Senhor. A partir do momento em que a pessoa começa a se encher da Palavra de Deus, deixa de existir lugar, não vai haver mais espaço para que esses espíritos malignos possam entrar novamente na casa. Jamais ocuparão essa casa varrida e ornamentada, do jeito que Satanás quer. Não, porque estará preenchida com o novo inquilino.

III – A Fé

Já existe agora o poder da Palavra. Ora, junto com a Palavra, diz a Bíblia Sagrada, vem a fé, porque a fé vem pelo ouvir, e o ouvir a Palavra de Deus. Sim, meus queridos irmãos: você não pode simplesmente ganhar uma vida, você tem de fazer a pessoa que você ganhou para Cristo encher-se, em primeiro lugar, do Espírito Santo; em segundo lugar, da Palavra de Deus e, em terceiro lugar, estará cheia de fé, a genuína fé, a fé que remove as montanhas, a fé que faz você ver, a fé que o impulsiona a prosseguir. Esta fé precisa tomar conta de todos os recantos da nossa vida. Glorificado seja o nome do Senhor para sempre! É justamente isto que precisamos compreender: não podemos deixar aqueles espaços vazios, mas temos de preenche-los com essas coisas preciosas que vêm do Alto, que vêm pela Palavra de Deus.

IV – A Mente

Queremos também falar, em seguida, a respeito da quarta mobília que é preciso colocar nessa nova casa, na vida da pessoa que aceitou Jesus como seu Salvador pessoal. Pois encontramos aqui em Romanos, no capítulo doze, do versículo primeiro em diante, que diz o seguinte: Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos, pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. E eis aqui está o quarto item: transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis todas essas maravilhas.

Renovação da mente, aquela mente inclinada para o mal, para o pecado, para o vício, para as drogas, para a violência, para os problemas, para as dificuldades, aquela mente que só pensava em adultério, em prostituição, em coisas obscenas, voltada para literatura e filmes imorais, e muitas outras coisas mais –– tal mente tem de ser renovada!

A Bíblia Sagrada orienta a quem já nasceu de novo buscar as coisas lá do Alto, pensar nas coisas que são lá do Alto [ [5] ]. É isso que nós precisamos entender, que temos de levar nossa mente para as coisas eternas, para as coisas santas, para buscar o que é correto, o que é certo, o que é útil, o que é agradável, o que é de boa fama. Estas coisas sim, é que devem ocupar a nossa mente, como diz o Apóstolo São Paulo. Que sejam pois estas coisas que venham ocupar o nosso pensamento. Precisamos ter a nossa mente voltada, porque quando ocupamos nossa mente, resguardamo-nos do que diz certo adágio popular: a mente desocupada é oficina de Satanás. De fato, quando uma pessoa não tem nada na mente, quando não a ocupa com coisas gloriosas, com a presença de Deus, com a meditação na Bíblia, com a meditação nas grandezas de Deus, então a mente fica ociosa; e a mente ociosa dedica-se a pensar em coisas que não prestam, coisas fúteis, coisas pecaminosas, na violência, no pecado, na maquinação do mal. Porém quando a mente está ocupada com as coisas de Deus, o homem não tem tempo para pensar em coisas erradas, porque tudo aquilo que é de boa fama, é nisso que passa a se ocupar agora a mente e o entendimento do homem. Isto precisamos discernir a cada dia, e a cada momento: preencha todos os espaços da sua vida, não deixe nada em claro.

Nada pode ficar abandonado

O irmão já pôde observar que todos os espaços tendem a ser preenchidos. Ou preenchidos pelos espíritos malignos que retornam, ou preenchidos pelo interessado. Mas quero neste momento falar com você que é um novo convertido. Você, que vem de aceitar Jesus como seu Salvador pessoal. Você já observou a mudança que houve na sua vida, você já ampliou sua visão sobre as coisas espirituais? Deus coloca à sua disposição todo o mecanismo necessário para que você tenha, de agora em diante, uma vida cristã efetiva, cheia de coisas que vêm agradar a Deus, por meio das quais você com certeza se sentirá muito bem. A você, que é um novo convertido, que muito embora não tenha ninguém por perto que o ensine e oriente, peço-lhe que procure imediatamente uma igreja, procure imediatamente a presença de companhias que o ajudem a permanecer no caminho para o céu, de modo que possa preencher o espaço vazio que foi criado no exato momento em que você aceitou a Jesus como seu Salvador e o espírito adversário se evadiu.

Saiba aferir valor

A tendência do espírito maligno que saiu da sua vida é voltar; e se ele retornar e encontrar a casa vazia, vai simplesmente trazer consigo outros sete espíritos malignos e, como sabemos,  garante a Bíblia que o novo estado, agora, há de ser pior que o primeiro. E não queremos que a sua vida seja pior do que o que já era, que você retorne àquela senda de outrora; mas que você tenha uma vida de vitórias, uma vida abençoada –– porém, para isso, você precisa diligentemente preencher esses espaços. O que é que você está fazendo com o seu tempo, passando horas e horas na frente de um televisor, absorvendo novelas iníquas que vêm lá dos antros da Globo, absorvendo os filmes de violência e sexo produzidos nos Estados Unidos, filmes que nada edificam e levam você a uma imensa degradação –– é com isso que você está preenchendo os espaços de sua mente? Não, simplesmente você está é preparando a casa para recepcionar a volta daqueles espíritos. Saiba: o seu estado será pior que o primeiro. Cuidado com o seu tempo. Ocupe o seu tempo com coisas boas.

Ocupe esse espaço e tempo com leitura bíblica, ocupe esse tempo indo às reuniões da sua igreja, ocupe esse tempo com coisas que venham edificar a sua alma, ocupe esse seu tempo justamente fazendo alguma coisa para o Reino de Deus, e assim você verificará a bênção, o poder, a unção de Deus preenchendo todos os espaços em branco de sua vida.

Com você, que está afastado

Queremos agora falar com aquelas pessoas que já experimentaram Jesus na vida, que um dia tiveram Cristo no coração, pessoas que um dia glorificaram a Deus com os dons espirituais na sua vida, pessoas que foram usadas para louvar ao Senhor na igreja, aquelas pessoas que um dia saíram nos grupos de evangelismo visitando presídios, hospitais e lares, fazendo o culto ao ar livre –– mas que infelizmente pararam na caminhada, retrocederam e hoje estão fora dos caminhos do Senhor. Eu quero falar neste momento com essas pessoas. A sua vida, muito embora não seja degradante, foi acentuadamente modificada porque você se afastou, você se apartou. E você sabe o que  é que acontece quando uma pessoa sai da presença de Deus e começa a pecar? O que é que acontece com as pessoas que conheceram a Jesus como seu Salvador, tiveram-No como seu Salvador, experimentaram as dádivas celestiais, a unção de Deus, e hoje estão afastadas?

Um dos dramas de Davi

A Bíblia relata-nos a vida de um homem que foi poderosamente usado por Deus, homem que tinha uma magnífica comunhão com o Senhor e que, entretanto, um dia cometeu um crime, um pecado de adultério, seguido de homicídio. Este homem, depois, trouxe um transtorno terrível para a sua família: os demônios entraram na casa dele com toda a força e encontraram a casa limpa. Porque, ao se afastar da presença de Deus, Davi –– ele mesmo, o homem em questão –– deixou amplos espaços vazios, porque quando o Espírito Santo Se entristece, as coisas que Lhe pertencem ficam totalmente imobilizadas e tendem a se afastar da vida da pessoa.

O efeito do invasor

E nós encontramos a primeira coisa que Davi reconheceu: a alegria desaparecera da sua vida. O Espírito Santo começou a Se afastar. O coração de Davi estava entristecido, o espírito estava fraco. Como lutar contra essas forças infernais? Como lutar contra essas coisas que atormentavam e atormentam a vida do ser humano? Que peca, que conhece a Salvação, redime-se mas volta a pecar, repetindo a dura conquanto verdadeira imagem bíblica, da porca lavada que volta ao despojador de lama e do cão que volta ao seu vômito [ [6] ]. Esse é o retrato da vida do desviado, daquela pessoa que conheceu Jesus e hoje se afastou da Sua presença. A casa está limpa, e Satanás está prestes a voltar com os seus espíritos imundos para atormentar a sua vida de uma vez por todas. Mas o que constatamos nesse momento, quando Davi reconheceu que seu estado não era mais o mesmo? Davi, percebendo isso, caiu prostrado aos pés do Senhor, e disse-Lhe naquela hora, conforme registrado no salmo cinqüenta e um, versículo onze: “Não retires de mim o Teu Santo Espírito, não retires de mim o Teu Santo Espírito!”  Sim, meu querido irmão, este Espírito Santo que foi seu companheiro por tanto tempo, este Espirito Santo que lhe propiciou momentos de indizível alegria na presença de Deus, este Espírito Santo que lhe ensinou a Bíblia Sagrada e mostrou o caminho para o céu, este Espírito Santo que o convenceu do pecado, e da justiça, e do juízo [ [7] ], Ele pode estar triste nesta hora! E foi justamente isso que aconteceu com Davi; mas ele, quando reconheceu isto, caiu aos pés do Senhor, e suplicou: não retires de mim o teu Santo Espírito! Aleluia! É isto, meu amado, que você precisa reconhecer nesse momento! “Não tires de mim, ou retorna-me a alegria da Tua salvação!”

Veja só, este homem, Davi, um dia cantou na presença de Deus, este homem um dia conduziu multidões à casa do Senhor, este homem conduzia o louvor a Deus aonde ele estivesse: a alegria de Davi era uma coisa que contagiou uma nação inteira, que contagiou a sua geração, o povo da sua época, e ainda hoje aqueles salmos que foram proferidos por ele edificam milhões de pessoas. A alegria deste homem era uma coisa incontida, realmente esfuziante; ele chegava a pular, a saltar, na presença de Deus, a ponto de desfazer-se de sua própria roupa real para pular na presença de Deus [ [8] ]. E agora o pecado tomara conta da sua vida: o pecado afastara-o, e Davi verifica que sua vida não tinha mais alegria. Cadê aquela alegria, espontânea, intensa, contagiante? Não existia mais, para onde fora? O pecado afastara-a,  sua vida de desviado eliminara aquela alegria – a alegria do Senhor, que é a nossa força, desaparecera da vida daquele homem, e então ele pede agora aos pés do Senhor, restitui-me a alegria da tua salvação!

Sim irmão querido, você que está desviado, distanciado e não vê alegria, você pode passar a noite na mesa de um bar, beber à vontade, pular nas gafieiras, ir para os bailes “funk”, pode passar as noites que quiser na boemia – mas a alegria que você tinha, isso você não tem mais, porque não se encontra numa mesa de bar, não se encontra numa “boîte”, não se encontra na presença de companhias do mundo. A alegria perdida, a verdadeira alegria é do Senhor, é alegria do Senhor que vem do céu! A alegria do Senhor é nossa força, e o Senhor quer fazer retornar esta alegria à sua vida! Basta você hoje mesmo voltar e pedir perdão, cair aos pés do Senhor, e dizer, Senhor, restitui-me a alegria da Tua salvação!

Espaço, vazio não fica

A casa está vazia. A alegria desapareceu. O cântico dos folguedos foi embora. Você está sem nada no coração, agora. Isso é muito propício àquele espírito que um dia habitou na sua vida: ele pode voltar a qualquer momento. E pode voltar trazendo sete espíritos imundos junto com ele. Você precisa reconhecer isto, você precisa despertar agora, você precisa despertar neste momento, porque você pode cair fulminado agora mesmo,  e sucumbir sob o poder desses espíritos malignos que estão querendo perturbar a sua vida. Nunca mais você teve paz, nunca mais você teve gozo, nunca mais você teve alegria – por que? Porque a verdadeira alegria vem do Senhor, é a alegria do Senhor, a alegria do Senhor é a nossa força, é Ele que pode alegrar o nosso coração e, sem Ele, esta alegria não existe.

Mas se a sua vida está vazia de alegria, você pode pedir a Deus ainda hoje: a misericórdia do Senhor é grande, é magnífica, é poderosa, a misericórdia de Deus  é a causa de não sermos consumidos [ [9] ]. Sobretudo, Ele quer retornar essa alegria! Então não deixe esse espaço vazio, porque esses espíritos podem voltar, e o seu estado pode acabar sendo pior do que o primeiro. neste momento Deus manda para você este brado de alerta, esta palavra que você precisa utilizar: peça a Deus neste momento, como o salmista escreveu no versículo dez do capítulo cinqüenta e um, cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova dentro de mim um espírito inabalável! É por isto que você tem de clamar agora, é isto que você precisa invocar agora, é isto que você precisa pedir para Deus neste momento, Cria em mim, ó Deus, um coração puro, um coração limpo! Não um coração cheio de rapina, angústia, adultério, violência, um coração que não se dá com ninguém, um coração que maltrata, que magoa e machuca, e machuca muitas vezes a sua esposa, os seus filhos, as pessoas que lhe rodeiam! Você tem que pedir para Deus, agora, Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e este Deus, com toda a certeza, virá a seu encontro ainda hoje, Ele virá ao encontro da sua necessidade. Porque Ele não quer que esta casa,  limpa e varrida, esteja livre para quando o espírito maligno voltar, trazendo outros sete espíritos com ele.

Qual o melhor ocupante?

Feche a porta, preencha o espaço com a presença de Deus. É isso, é isso que você precisa fazer. Cria em mim, ó Deus, um coração puro, renova dentro de mim um coração inabalável, um espírito inabalável. Um espírito que não se perturbe à toa, que não olhe para as coisas dos outros, que não pense ou medite naquilo que Fulano de Tal disse ou fez, ou deixou de fazer. Porque, infelizmente, nós encontramos muitas pessoas hoje em dia que se acham afastadas da presença de Deus porque foram machucadas na igreja, ouviram uma palavra desconfortável, notaram a postura indevida de pessoas da liderança e com isso passaram, na verdade, a olhar para o homem. Começaram a olhar para as pessoas, a observar e considerar essas falhas. A solução é pedir para Deus um espírito inabalável, um espírito que não se contagie com essas ou quaisquer notícias, um espírito que não se contamine com as coisas dos homens e do mundo, um espírito que esteja sempre pronto a olhar exclusivamente para Jesus, o autor e consumador da fé, um espírito que pode perfeitamente renovar todo o nosso ser, todo o nosso viver, e fazer de cada um de nós uma nova pessoa, uma nova criatura –– sim, peça agora mesmo, peça neste preciso momento, cria em mim, ó Deus, um coração puro, renova dentro de mim um espírito inabalável!

A iniciativa precisa ser sua

Precisamos desse espírito, precisamos deste poder, precisamos desta graça em nossas vidas; você precisa desta presença sublime em seu coração, e o Senhor está disposto a vir ao seu encontro, basta que você tome a iniciativa de sair da situação em que se encontra!

Você pode dizer: “Mas Pastor Jorge, eu fui muito machucado, eu fui muito maltratado, e por isso eu me decepcionei com a igreja, com as pessoas, e saí, não aguentaria mais passar de novo por tudo isso…!” E eu então lhe respondo: “Ora, meu filho, enquanto você olhar  para as pessoas, enquanto você olhar para o proceder dos outros, você nunca vai se consertar, o seu caminho vai ser infelizmente o inferno; mas será completamente diferente se você olhar para Jesus, Ele, o autor e o consumador da fé, Ele, o exemplo principal, como disse Paulo, sede meus imitadores como eu sou de Cristo [ [10] ]. Ele é aquele padrão que você tem de buscar e contemplar! Em Jesus não há falha, não há defeito; e Ele está aguardando neste momento o seu regresso, aguardando o seu retorno. Como o pai aguardou o filho pródigo [ [11] ], assim Deus espera a sua volta, a porta esta aberta, é isto que Ele quer de você.

Um caso de retorno

Lembro-me do caso daquele moço que uma vez cometeu um desatino na sua família, na sua cidade. Ele ficou tão envergonhado que sumiu do mapa, foi embora, desapareceu, como muitos cristãos que se desviam hoje e desaparecem. Mas aquele rapaz um dia caiu em si e disse: Esta situação está machucando muito a minha família e eu vou retornar. E quando retornou, continuava ainda tão envergonhado que não quis entrar em casa durante o dia. Esperou anoitecer para que as  pessoas não o vissem e reconhecessem, e assim, ao cair a noite, aproximou-se de casa. Quando ia bater à porta notou que estava aberta e, ao entrar, viu seu pai sentado na soleira. Ele voltou-se para o pai e disse: “Pai, o senhor não fecha a porta quando vai dormir?” A que o pai lhe respondeu: “Filho, desde o dia em que você saiu de casa eu nunca mais fechei esta porta; em todas as noites ela esteve sempre aberta esperando o seu retorno!”

Se for o seu caso, aplique o ensino!

Sim, meu querido irmão, meu querido amigo, você que já conheceu Jesus, você que já conheceu Jesus como seu Salvador pessoal, você que já O teve em sua vida todos os dias, você se distanciou, foi embora de casa, desapareceu, saiu da comunidade dos santos, da congregação dos santos, foi para o mundo –– é hora de voltar! E eu digo-lhe, à hora que você quiser voltar, a porta continua aberta, escancarada, esperando pelo seu retorno: o que você precisa é voltar logo; não fique nesse estado, não fique nessa situação, porque é muito perigoso. A casa está vazia, aquele antigo espírito que um dia foi expulso da sua vida pode retornar a qualquer momento, trazendo, como diz a Bíblia,  sete espíritos piores do que ele. Agora pondere que a sua vida, antes de Jesus, já era uma vida difícil, apenas com um espírito maligno a perturbá-lo; imagine agora a sua vida com sete espíritos, mais aquele que já era o dono da casa, todos retornando? Porque você acha que há tanta gente hoje usada por Satanás? Porque você acha que há pessoas que são perturbadas a vida toda? Porque você acha que o mundo está nesta forma de violência, desta maneira? Porque você acha que há tantos homens que são verdadeiros animais, inescrupulosos, violentos, você acha que isto vem de Deus? Muitos criminosos que cometem crimes horríveis, chegam depois a cair em si e dizem, “Mas eu cometi isto?! Fui eu que fiz isto?” Ele nem se lembra, por que? Porque simplesmente serviu de cavalo para o diabo, foi usado por potestades malignas, por demônios cruéis que atingem o ser humano, e fazem com que ele proceda desta forma. Cuidado, para que o seu estado não seja pior do que o primeiro! E não é isso que o Senhor quer de você. Não é isso que Ele quer com você. Ele quer que hoje mesmo você volte à presença do Pai. Ele quer que você volte à Sua presença.

Você… estagnou?

Em último lugar quero falar agora com você, que é um crente no Senhor, crente sincero, que está na presença de Deus. Você, naturalmente, conhece o dom de Deus, mas talvez o tempo que você tem de crente, hoje, já fez com que se acomodasse, ficasse quieto, sossegasse. Você está satisfeito com o que é. Vai à igreja, volta, paga o seu dízimo, volta para casa, e o tempo vai passando, e você vai simplesmente “segurando as pontas”, colocou objetos e mobílias na sua casa, e dali, pronto, não se preocupou com mais nada.

Uma ilustração de um fato real

Conheci uma pessoa que já não tinha prazer algum na vida, praticamente. Visitei essa pessoa certa ocasião, e quando cheguei à sua casa, observei que possuía aquele toca-discos com rádio, muito antigo, uma mobília com mais de um metro de profundidade; quando entrei na sala notei que os cupins estavam comendo aquela mobília; imagino a poeirada levantada pela dona da casa quando fosse varrer aquele pó causado pelos cupins. Mais surpreso fiquei quando vi a geladeira daquele homem, amarrada com uma corda –– e outros tantos trastes e velharias. Não faltava quem lhe dissesse, “Fulano, troca essa mobília, você tem condições de trocar esses móveis!” E ele replicava: “Não, está funcionando ainda, esse toca discos aí, ele toca que é uma beleza. É um pouquinho desafinado, mas toca. A geladeira tem que amarrar com corda, mas ela gela, faz gelo, enfim, conserva os alimentos.”

Aquele cidadão habituou-se ao longo dos anos com aquela mobília decrépita e nunca tentou renovar absolutamente nada. É possível, meu querido irmão, que você esteja dessa forma. Quando aceitou Jesus, você recebeu um ou dois dons espirituais, mas você nunca se preocupou em ampliar essa mobília de sua casa: você mantém aquela mobília que hoje vai só mal e mal se sustentando. Quero dizer-lhe que a Bíblia declara que Deus não dá o Seu Espírito sob medida [ [12] ]. Como Se dissesse: vou dar aqui uma tampinha do Meu Espírito para o Fulano, meio litro para o Ciclano, um litro para aquele outro ali –– Deus não dá o Espírito Dele sob medida, não! Você sabe quem é que faz a medida? É o próprio homem. É a própria pessoa, porque quanto mais você busca, mais acha, quanto mais você bate, mais as coisas se abrem, quanto mais você vai atrás, mais encontra. Aleluia! O que você precisa fazer é despertar desta situação em que você vive. Você está tão conformado com o jeito que você é que nem se preocupa.

Não seja apenas espectador

Muitas pessoas estão sendo usadas por Deus, usadas poderosamente, e você só fica olhando as coisas acontecer.  Você fica de longe observando as coisas, lá distante; não é isto que Deus quer de você, Ele quer que você busque este poder, esta glória, esta unção, estes dons, para que você também seja usado em Suas mãos, preencha todos os espaços da sua vida, não deixe nada em claro, porque com toda a certeza você vai sentir cada vez mais a unção, o poder, a graça de Deus na sua vida. Aquele que busca, acha, aquele que bate, abre, e o Senhor está disposto a dar a você boa medida, recalcada, transbordando, derramando [ [13] ]. É isto que Ele quer fazer por você; portanto, levanta e anda, desperta, tu que dormes, levanta-te de entre os mortos, e Cristo te esclarecerá [ [14] ].

Precisamos sair desta situação e buscar o poder. Deus quer levantar um exército, mas Ele quer levantar um exército de homens que sejam voluntários, disponíveis e dispostos a fazer a Sua vontade.

[ [1] ] I Coríntios 3:16.

[ [2] ] I João 5:19.

[ [3] ] João 8:44.

[ [4] ] Como uma aplicação aproximada de Hebreus 4:2.

[ [5] ] Colossenses 3:1-2.

[ [6] ] Provérbios 26:11 (cão), II Pedro 2:22 (ambos).

[ [7] ]João 16:8.

[ [8] ] II Samuel 6:16, 20-22.

[ [9] ] Lamentações 3:22.

[ [10] ] I Coríntios 11:1.

[ [11] ] Lucas 15:20-24.

[ [12] ] João 3:34b.

[ [13] ] Lucas 6:38.

[ [14] ] Efésios 5:14.