19 3234 9317 ibicamp@ibicamp.com.br

HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA DE ISRAEL

Não houve sobre a face da Terra, povo que tenha sofrido tanto quanto o povo de Israel e que tenha sobrevivido a tantas destruições: em 722 a.C., pelos assírios; em 606, 597 e 586 a.C., pelos babilônicos; em 70 e 135 d.C., pelos romanos; além das cruzadas cristãs do final dos séculos XI e XII; e, sobretudo, na Segunda Guerra Mundial, pelos nazistas.

Apesar de tudo isso, os judeus estão aí. Sobreviveram! Qualquer outro povo teria deixado de existir. Uma evidência disso está no desaparecimento de povos como os edomitas, os moabitas, os amonitas, os midianitas, os assírios e os caldeus.

Se Israel tivesse desaparecido, o Cristianismo, que possui suas raízes no Judaísmo, seria uma farsa, pois o nosso Deus é o mesmo dos judeus, apesar de eles não aceitarem Seu Filho, Jesus Cristo, como o Messias. Deus, porém, é fiel e mostra através da existência de Israel a Sua fidelidade.

O moderno Estado de Israel nunca teve paz, visto estar constantemente envolto em guerra com os seus vizinhos ou até mesmo internamente contra os terroristas, que habitam dentro de suas fronteiras, ou civis, durante as intifadas (levante ou revolta). Devido a toda esta conjectura, tanto política devido às guerras, quanto econômicas, que realmente dificultariam a prosperidade de qualquer país, vemos que somente a mão poderosíssima de Deus atuando é que possibilitaria o surgimento do novo Estado de Israel.

Todas as vezes que tomarmos conhecimento de uma notícia ou de uma reportagem sobre Israel, lembremo-nos: este povo só existe porque o Senhor é fiel e esta nação é testemunha viva e patente desta fidelidade! Além disso, a história do povo de Israel sempre foi e sempre será uma história diferente, uma história sagrada, na qual Deus está a investir para que Seu plano seja cumprido através dela.

Justamente por isso é que o Diabo está constantemente a atacá-la, pois, se Israel desaparecer, a fidelidade de Deus e Suas promessas serão colocadas em xeque. A existência do povo de Israel é, então, uma questão de honra para o Senhor. Custe o que custar, Deus o preserva e preservará até que todas Suas profecias sejam cumpridas. (Trecho extraído do livro História Contemporânea de Israel – IBICAMP)