19 3234 9317 ibicamp@ibicamp.com.br

ARQUEOLOGIA BÍBLICA

A Arqueologia é o estudo sistemático das antiguidades. É a ciência que investiga o homem e está voltada a descobrir, pesquisar e reconstituir culturas e civilizações desaparecidas, através dos restos, que são as sobras remanescentes de uma área de ocupação humana. A matéria-prima dessa reconstrução provém de civilizações passadas; são documentos, obras de arte, ossos e dentes, objetos, ruínas, traços ou impressões de tecidos, grãos de cereais ou suas impressões, cacos de cerâmica, conchas, restos carbonizados de antigas fogueiras ou lareiras, detritos acumulados, etc.

A Arqueologia Bíblica não é um estudo sobre a história antiga, nem sobre a história bíblica, nem tampouco sobre os povos e as nações com suas guerras e conquistas, mas, sim, um estudo sobre reminiscências da Antiguidade que elucidam o entendimento dessas áreas de estudo.

Está, de modo geral, baseada em escavações, decifração e avaliação crítica dos antigos registros do passado. Os propósitos divinos operam através de grandes expansões da história e a redenção permeia todas essas expansões. Será que esse conhecimento enriquece as nossas pregações? A resposta é que o fato de devotarmos fé em Cristo não significa que devamos ignorar os conhecimentos científicos.

A Arqueologia tem sido muito útil, em especial na elucidação de fatos bíblicos e, em consequência, na comprovação de sua veracidade. Descobertas arqueológicas também têm fechado brechas que a história escrita deixa em aberto. Povos, reis e aldeias não teriam chegado ao nosso conhecimento sem a intervenção dos arqueólogos.

(Trecho extraído do livro Arqueologia Bíblica – IBICAMP)